A arte de se relacionar

Atualmente estamos em uma era marcada pela tecnologia, namoros virtuais, ensino em
EAD, informações em intranet e e-commerce.
Mas, uma coisa que nunca saíra de tendências dentro da comunicação social é o bom ( e
velho) relacionamento. Afinal grande parte da publicidade e investimento no marketing de
muitas empresas é de certa forma para gerar identificação do cliente com a instituição e
criar um certo vínculo, ou seja, estabelecer um RELACIONAMENTO.




No dicionário:
Ato de relacionar, de estabelecer uma ligação, uma conexão com algo ou alguém:
relacionamento entre a teoria e a prática. Relação amorosa, afetiva, de amizade ou
de intimidade entre pessoas; relação.
É preciso avaliar a qualidade dos seus relacionamentos que você possui com seus clientes
e stakeholders, pois uma das atividades fundamentais do profissional de Relações Públicas
é a responsabilidade do funcionamento dos relacionamentos corporativos, tanto na
comunicação interna e com seus respectivos stakeholders. Seja em empresas B2B ou B2C,
até em pequenos negócios.
Para Ferrari (2000)
“atualmente se enfatiza que relações públicas é uma função corporativa, pois ajuda
a organização a definir suas políticas de comunicação e de relacionamentos com
os públicos a fim de responder aos seus interesses estratégicos, o que lhe confere
também uma função gerencial. Faz parte de sua natureza ajudar as instituições à
interagir com os seus componentes sociais e políticos do seu ambiente, de forma a
contribuir previamente para que ela não seja fonte de problemas à sociedade e
assuma o seu papel de agente do desenvolvimento coletivo “
Utilizar a comunicação empática e não violenta, assim como agir sempre de maneira ética
são critérios para a construção de relacionamentos com os públicos que você almeja.
Quantas vezes fomos surpreendidos positivamente ou negativamente devido ao
atendimento e acabamos associando a marca ou empresa ao tipo relacionamento ou
atendimento que tivemos? Isso acaba impactando diretamente no momento da compra de
maneira consciente ou inconscientemente.
Relacionamentos internos bem alinhados fazem com que a empresa fale a mesma língua e
de comunique de forma clara ao público alvo!
Uma empresa e exemplo sobre esse tema é a empresa The Body Shop, a fundadora Anita
Roddick foi militante inglesa de 1967, admitiu que sua empresa era de comunicação com
especialidade cosméticas, seus princípios até hoje preservados, eram: não testar produtos
em animais ou humanos, preservar as florestas e repudiar o trabalho infantil. A empresa
obtém lucro além dos produtos com ações e campanhas e projetos de desenvolvimento
humano.

No momento em que as empresas se posicionam elas se tornam COMUNICAÇÃO, o que
segundo Ferrari(2000) demonstra que organizações são como seres vivos, movidas às
energias humanas, e portanto é por meio da comunicação que transmitem seus propósitos
e causas.
Os relacionamentos são essenciais para as organizações e ele se dá através da
comunicação.
E aí, como você anda se comunicando, como anda os seus relacionamentos?

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