A importância do logotipo: Impactos na identidade de marca

Autor do texto: Pedro Bretos

Quando você pensa em uma marca, o que vem a sua cabeça? Um desenho? Uma palavra? Símbolos? Significados? Sentimentos? Todos corretos!


Para começarmos a entender o que significa Logotipo, Marca, Identidade e quais seus papeis na construção de ativos para organizações, é preciso rever alguns conceitos da Publicidade e Marketing.

O logotipo é, antes de tudo, um conjunto de atributos tipográficos essenciais para a construção de uma identidade de marca e, através dele que valores, essência e conceito de marca são expressos. Esse conjunto comunica através de elementos, cores, signos e símbolos o posicionamento e identidade da empresa. Para o Dicionário Moderno de Língua Portuguesa Michaelis, pode-se definir logotipo como “Grupo de letras reunidas numa só peça, usado em tipografia para a composição de siglas e marcas comerciais ou de fabricação, com traçado característico, facilmente identificável.”

De acordo com Vásquez (2007) entende-se que;

"a marca é um ativo intangível, intransferível, único e que retrata a essência do ser e existir no mundo organizacional."

Para Kotler (2000)

"Identidade é o posicionamento que uma empresa, serviço ou produto adotam perante seus públicos."

Sendo assim, esse posicionamento é transmitido de dentro para fora da organização e influenciando suas políticas, valores, produtos e serviços, atividades sócio-culturais e relacionamento com seus devidos públicos de interesse (PAGNUSSATT, 2011). Dessa forma, Marcas e Identidades caminham lado a lado. Conectadas e interdependentes.

Entender a importância do logotipo como peça estratégica no desenvolvimento de identidades visuais para organizações é imprescindível. A marca e a identidade são expressas através desse conjunto e utilizadas estrategicamente para ser vista, lembrada e gerar valor/significado aos seus públicos.  Para exemplificar, imagine se uma empresa trocasse seu logotipo e sua identidade visual a cada estação, seria possível atribuir qualquer significado a ela? Será que sua identidade estaria retratada verdadeiramente?

A construção do logotipo precisa ser forte, estável, atender os valores que a Marca possui, ser composto pelos valores e atributos providos pela Identidade, para assim, poder comunicar a marca com excelência e efetividade. 

Podemos ver alguns exemplos de como marcas apresentam seus logotipos de forma representativa e relacionada ao seu posicionamento, cultura e tributos valorativos da marca.  

LATAM
Com a fusão das companhias áreas Lan e Tam, a unificação das marcas em um logotipo que representasse os valores e idéias das empresas foi indispensável. O intuito no desenvolvimento do logo é trazer cores e símbolos que representem a América latina, mantendo as cores originais das duas companhias. Após o desenvolvimento da peça, a Latam divulgou uma campanha com a apresentação da nova marca. Nela é possível entender parte da estratégia da marca para se posicionar de forma única para todos os seus públicos. Podem conferir no vídeo abaixo:


ZARA
Recentemente a loja espanhola de roupas lançou o novo logotipo, causando uma série de impactos nos consumidores. Muitos deles criticaram a marca pela mudança. Antes, com o logo mínimialista, era possível obter uma leitura mais clara do nome. Com a mudança, a logo ficou estreita, prejudicando a leitura de certa forma. No Twitter, a Zara foi muito criticada por internautas que rejeitam a mudança de logo através de diversos comentários negativos.

Logo da Zara: antiga e nova versão (Zara/Reprodução)




REFERÊNCIAS

DOSSIÊ: Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom. v. 4 n. 7 (2007): Identidade, marca e gestão da reputação corporativa

FERREIRA, Matheus. TAM e LAN unificam nome e adotam nova marca. Conheça a LATAM. In Geek Publicitário.  Brasil, 06 de agosto de 2015. Disponível em:https://geekpublicitario.com.br/8506/tam-lan-latam-novo-logo/

MEIO E MENSAGEM. Zara muda logo e gera repercussão. In: MEIO & MENSAGEM Brasil, 30 de janeiro de 2019. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2019/01/30/zara-muda-logotipo-e-gera-repercussao.html

PAGNUSSATT, Denise. A relevância dos resultados de pesquisa sobre reputação e imagem nas organizações premiadas no Rio Grande do Sul. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.




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