Dicas rápidas de texto para Redes Sociais

Oito segundos. Esse é o tempo que você tem para fisgar a atenção de uma pessoa nas redes sociais antes que ela pule para o próximo conteúdo. 

Estamos mais impacientes, é fato! Mudamos a forma como consumimos informação. Por isso, é importante que você, criador de conteúdo, entenda a forma adequada de se comunicar na rede mundial de computadores.

Decidi fazer minha parte e compartilhar alguns ensinamentos que tive trabalhando no mercado digital com profissionais incríveis. Não vou entrar nos detalhes de cada plataforma, tá bom? Mas sim naqueles que fazem a diferença para uma comunicação fluida e, consequentemente, mais engajada - independente da rede.

Espero que sejam tão úteis para você como foram pra mim! 


1) FALE A LÍNGUA DO LEITOR
É o primeiro passo. Conheça e fale diretamente com o seu público. 
Pesquise, identifique a persona e responda: 

- De que forma ela se comunica? Como é a sua linguagem?
- Qual é a melhor maneira entrar na conversa dela?

Quem tenta falar com todo mundo acaba não conversando com ninguém.

Dica
Crie buyer e brand personas, imprima e deixe-as na sua mesa para sempre lembrar com quem você está conversando e como você deve se expressar. O Fantástico Gerador de Personas pode te ajudar com isso.



2) SAIBA SOBRE O QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO
Parece óbvio mas é mais comum do que parece.

Antes de sair escrevendo um texto, tenha certeza que você domina o assunto ou que pelo menos tenha feito uma boa curadoria de informação. As pessoas vão perceber se você estiver enrolando.

E antes de sair escrevendo uma headline, tenha certeza de que você tem total conhecimento sobre o que se trata aquele conteúdo. São nos detalhes que você consegue os melhores ganchos.


3) ESCREVA PEQUENOS PARÁGRAFOS
No colégio aprendemos que um parágrafo deve ter pelo menos 3 frases: introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso é uma verdade mas não é uma lei. Quando eu trabalhava em uma Assessoria de Imprensa, minha chefe sempre lembrava que "escrever bem é cortar palavras".

Por exemplo:
Para prender a atenção do leitor, não use mais do que 3 frases por parágrafo.

Pronto. Direto e reto. Não preciso falar mais nada. Assim eu mantenho a atenção e garanto que ele vai absorver a mensagem que realmente interessa. 



4) USE PALAVRAS SIMPLES
Essa eu aprendi com um redator da minha atual agência. Ser pomposo às vezes é legal mas na maioria é desnecessário. A internet deixou mais coloquiais e está tudo bem. 

Portanto, evite usar linguagem muito difícil ou jargões! Troque as palavras complicadas por mais simples e veja a magia do engajamento fluir.

Por exemplo: Ao invés de falar
"A ação surpreendeu o público no supermercado",

Use
"A ação surpreendeu as pessoas  no supermercado"

Troque
- Público por Pessoas
- Utilizar por Usar
- Divulgar por Contar
E assim vai.

Dica
Pense: como eu contaria isso em uma mesa de bar?



5) EMOJIS
No digital não existe olho no olho e por isso fica difícil entender intonações. Aposte nos emojis para evitar ruídos. Às vezes eles servem até mesmo para substiruir palavras e diminuir o texto. 


6) USE A ORDEM DIRETA
Sujeito - Verbo - Complemento

A ordem direta é mais simples, clara e de fácil entendimento.

Ordem direta: O autor escolheu o título.
Ordem indireta: O título foi escolhido pelo autor.

O ordem indireta, além de mais enrolada, usa mais palavras. Sabemos que o quão mais sucinta nossa frase, mais as plataformas entregam, né? ;)


7) REVISE SEMPRE
Ser coloquial não significa escrever errado, por favor! Aprenda a revisar seus próprios textos e livre-se de bons micos.


Dica
Ler as palavras em voz alta (ou mentalmente) separando-as por sílabas é uma tática que funciona bem.



E por fim, mas não menos importante: reflita.
8) QUAL LEGADO ESTOU DEIXANDO PARA O MUNDO?




O que você está falando é verdade? É útil? É inspirador? É necessário? É do bem? Se você não disse sim para pelo menos duas dessas perguntas, reveja seu conteúdo.

Já convivemos com ódio e fakes news o suficiente. Não precisamos reforçar esse cenário. Muito pelo contrário! É nosso papel como criadores disseminar apenas o que for valioso e que for ajudar esse mundinho a ser um pouco melhor. 

Combinado? Combinado! :)

Comentários