Se você nos conheceu em 2014, permita-nos apresentar novamente :)

Olá! 

Aqui quem fala é a Ana. Ana Carvalho. Mas pode me chamar só de Ana. Sou idealizadora e fundadora do Fala Mais, RP. Se você nos acompanha há um tempo já deve ter notado algo estranho. Estamos em silêncio desde novembro mesmo, não foi só culpa do algoritmo do facebook. Eu tô aqui prara abrir o jogo com você, afinal de contas nosso código também é open-source. 

A verdade é que demorou um pouco para entendermos que os formatos antigos do coletivo não comportavam mais nosso traquejo. Que era hora de atualizar o sistema operacional e entregar conteúdo útil e relevante de forma diferente, adaptada as nossas novas realidades.

Mas antes do anúncio quero explicar o que rolou.
Para isso, deixa eu contar pra você um pouco da nossa história. 

O FALA MAIS, RP DO INÍCIO
(Lançamento do FMRP)
O coletivo nasceu em agosto de 2014, quando eu ainda era uma estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesse ano, fui selecionada para ser embaixadora da primeira RP Week, representando o estado. Minha missão era divulgar e levar o máximo de pessoas possível para o evento que aconteceria em São Paulo.

O feedback que recebia na maioria das vezes era o mesmo: "sou estudante, poxa, não tenho grana pra pagar evento + transporte + hotel". EUREKA! Foi assim que percebi a necessidade de um movimento em prol da nossa profissão no extremo sul do país. 

Somente quando todo mundo entender o que fazemos e quando todos os colegas tiverem oportunidade de networking e especialização, seremos valorizados. Começando em casa, pelos próprios RPs.

O MERCADO ATUAL
Muita coisa mudou de 2014 pra cá. A tecnologia avançou e transformou o mercado, novos cursos foram lançados e eventos realizados. A galera tem orgulho em dizer que é RP! Hoje o mercado valoriza a importância das nossas habilidades para a comunicação efetiva entre públicos. Não somos mais patinhos feios. Mais do que nunca, o universo entendeu que Todo Mundo Precisa de um RP

Mas calma! A causa ainda não está ganha.

Se teve uma coisa que eu aprendi nos últimos anos de atuação no digital, principalmente depois de ter começado a dar aulas frequentes sobre o assunto, é que que tudo está em constante movimento

Isso significa que não existe zona de conforto. 

Se você acha que encontrou o lugar perfeito ao sol, alguma coisa está errada. Afinal de contas, se o mercado vive mudando, quem somos nós para ficarmos parados? 

AS INTEGRANTES
Ana, do Digital
Essaí da foto sou eu. Do rock, tatuada, gosto de música e de trabalhar em agência. Curitibana criada em Porto Alegre, atual moradora de São Paulo. No meio de 2017, larguei tudo no sul e vim tentar a vida na terra da garoa e das oportunidades. Cheguei aqui com uma mala de 16 quilos e meio, e muitos planos na cabeça. RP sabe como é, né? 

Não foi por sorte que deu tudo certo! Foi foco, planejamento e mão na massa (quem sabe qualquer dia faço um post contando como se deu o processo de mudança de cidade). Graças a isso, hoje tenho o privilégio de poder dizer que atuo em empresas muito massas, fazendo o que eu amo de verdade! Sou Community Manager na DM9DDB e viajo o Brasil ministrando o curso de Social Media do ShareJá passamos por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Goiânia. 

(Primeira turma do curso de Social do Share, em Porto Alegre)

Alice, da Assessoria
Quando chegou, ela já era formada e cursava a segunda graduação: jornalismo. Nessa mudança de curso, a jovem Alice buscava novos desafios no mercado.

(Outubro Rosa na Fatto Comunicação, em 2015)
Fomos colegas de faculdade, de coletivo e também de trabalho! Se isso não é destino, não sei o que é: em 2015, além de bombarmos juntas no FMRP, estávamos sentando frente a frente na Fatto - agência de comunicação corporativa e assessoria de imprensa. Eu atendia Iguatemi, ela, Tramontina.

Ano passado Alice casou com o Gabriel. Mostramos tudinho aqui no blog na editoria "Evente-se". Hoje o casal vive juntos num apê em Porto Alegre. Eles adotaram uma cachorrinha, a Maluá, que é uma fofura.

(Gabriel, Maluá e Alice no apê em Porto Alegre)

Nossa Assessora continua na mesma empresa onde tive esse prazer do convívio diário. Ela segue atendendo a Tramontina, e também o Iguatemi e outras empresas de peso no mercado nacional. RP multifuncional, Alice também é uma baita fotógrafa (e empreendedora)! A empresa dela, Adeli Fotografia, já foi parceira de váááários eventos nossos.

Miriã, do Relacionamento
Todo mundo que colaborou com o FMRP passou por um processo seletivo, menos a Miriã. Ela foi a única convidada a entrar. Foi na proatividade que ela nos encantou. Contribuiu com um conteúdo muito bom no blog, depois com outro ainda melhor. Não resistimos ao seu carisma e logo tratamos de manter aquele talento pertinho da gente. Alguma coisa dizia que ia dar boa. E deu! Desde junho de 2015 ela faz parte da nossa família.

(#MiriLipe desbravando o Rio de Janeiro)
Falando em família, isso é uma coisa que ela valoriza muito. A Miriã tem uma irmã gêmea, a Raquel - ela é futura advogada. E também namorado, o Felipe, que mora em Balneário Camboriú em Santa Catarina. De tempos em tempos ela viaja pra encontrá-lo e ele vem pra POA também. Coisa de tempos modernos, amores modernos! 

Esse ano ela sai da faculdade. Quantos de vocês podem afirmar que antes de pegar o canudo já haviam produzido mais de 10 eventos de sucesso e palestrado diversas vezes sobre relacionamento, empreendedorismo e RP? A Miriã pode! ;)


(Falando sobre Networking no Festival da Transformação da ADVB)

O FALA MAIS, RP DO PRESENTE
Mais do que apenas o cenário da comunicação, nós integrantes do Fala Mais RP mudamos muito também. Nossas realidades hoje são outras. Passamos de jovens sonhadoras buscando o lugar ao sol para profissionais adultas, com caminhos trilhados e objetivos traçados.
Hoje temos propriedade para falar em RP na prática. 
Demoramos para entender que precisávamos abrir mão do formato antigo que o FMRP vinha trazendo há 4 anos. Foi depois de alguns meses de tentativa que percebemos que nossas vidas atuais não comportam mais aquela organização de trabalho. Tínhamos que definir o que fazer agora - hora do planejamento!

Muitas eram as possibilidades: pensamos em procurar mais colaboradores, pensamos em fazer evento em outras cidades do Brasil, pensamos em deixar em stand by. Essa última opção era a mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo.

Colocamos na mesa o que o mercado precisa x o que podemos oferecer. Ora, se o Rio Grande do Sul não está mais tão carente de boas ações sobre os temas que falamos, de que forma podemos nos manter relevantes a partir da realidade atual em que vivemos?

A última ação que realizamos foi a comemoração do nosso aniversário de 3 anos


Falamos sobre Divulgação, Assessoria de Imprensa e Relacionamento para eventos. Pela primeira vez, nós mesmas palestramos - cada uma aprofundou o conteúdo em sua área de atuação e foi um sucesso, como sempre (sem modéstia aqui)! A confiança era tanta que de cara já resolvemos transmitir a palestra ao vivo.


O que poucos sabem é que aquele momento foi, antes de mais nada, um teste. Desde o planejamento, a ideia era avaliar, adaptar e seguir com esse evento durante o ano de 2018.

Momento perfeito para reflexão. Quem sabe a gente não aproveita o momento de mudança e tira a ideia do papel com maestria? Como amarrar o conteúdo digital com a nova proposta de eventos para o ano?

VOCÊ PEDIU RP, @?
Nossa missão continua sendo, e sempre será, movimentar o mercado de Relações Públicas. Agora fazemos isso valorizando nossas trajetórias individuais e entregando ao público conteúdo útil e relevante sobre o que vivemos na pele, dia após dia, há anos: o RP na prática

Marketing Digital, Assessoria de Imprensa e Relacionamento serão as áreas que vamos abordar com propriedade e contar como fazemos na prática, na vida real mesmo, e como você também pode fazer. Outras áreas serão abordadas por convidados especialistas. Novidades e referências também serão vistas e, eventualmente, queridos eventos pelo Brasil.

-
Ei você! Obrigada por acompanhar, viu? Quem leu até aqui e vive essa história com a gente já mora no meu coração. Os próximos capítulos você curte no nosso facebook, instagram e aqui no blog. Conteúdo semanal inédito e feito com muito carinho pra você colocar em prática amanhã. Espero que goste! 💜

Comentários