EVENTE-SE | Casamento season finale | Tudo que aprendi até aqui

Nem acredito, mas hoje faltam só 10 dias. 10 diiiaaas, que LOU-CU-RA. Não sei se continuo escrevendo ou saio correndo. Como não vai dar mais tempo de emagrecer, vou seguir por aqui para começar com vocês essa contagem regressiva. O que temos para hoje? As tarefas finais, as últimas dicas e os principais aprendizados que tive com essa experiência.
Vamos começar pelas tarefas. Deixei para o final aquelas que me aproximam mais da emoção que vai ser o grande dia, como os presentinhos para os pais, a finalização do roteiro e os votos - um dos momentos mais emocionantes do casamento, a parte que nos declaramos um para o outro. E vai ser forte, porque nunca fui de muitas palavras. Mas, no casamento, já decidi que vou abrir meu coração, não vai ter escapatória.



Para não desorganizar, já que estamos falando de organização, aí vai a CONTAGEM REGRESSIVA

Dias antes do casamento

  • Votos: é hora de finalizar e escrever as razões tão lindas pelas quais esse casamento está acontecendo. 
  • Cronograma para o dia: elaborem ou finalizem o roteiro para o dia do casamento, descrevendo todos os momentos: desde o início da preparação, tempo da cerimônia, entrada dos noivos, brinde, primeira dança. Essa programação vai ser ótima para alinhar tudo com os fornecedores, cerimonialista e todas as pessoas que vão te ajudar. Vocês precisam disso para não enlouquecer e saber que mais gente está por dentro do que vai acontecer. 
  • Mapa de assentos: Por afinidade e para que os convidados não fiquem naquela loucura de escolher onde sentar.


  • Malas para lua de mel: Caso a lua de mel seja logo depois do casamento, já devem deixar prontas as malas para a viagem e, se necessário, trocar moeda, separar passaportes e essas coisas. 
  • Presentes mimosos: acho tão fofa essa tradição, os noivos presentearem os pais no dia do casamento. Nada mais justo para homenagear aqueles que fazem de tudo para ver os filhos felizes, na véspera do tchauzinho oficial. 
  • Ensaio da cerimônia: Aproveitem que todos já devem ter chegado para o casamento e reúnam os participantes do cortejo (noivos, pais, madrinhas, padrinhos, daminhas e pajens) para o ensaio final. Também é bacana pensar num último jantar antes do casório, com aqueles que são mais próximos. 
  • Conversinhas/recadinhos aos convidados: Sei que já falei antes, mas deixei pra fechar as plaquinhas, menu de dicas e mensagens que vão impressas na lembrancinha para esse final. Para sentir de pertinho a galera, ficar mais verdadeiro e escrever no momento que estamos mais à flor da pele. Ah, não dá pra esquecer de entregar tudo isso (marcadores de mesa, menus, plaquinhas, kits de banheiro) para o decorador ou responsável pela distribuição de cada item. 
  • Alou fornecedores: Vale um alinhamento com todos, para confirmar os detalhes finais. Marcar uma reunião no local, uma semana antes, é uma boa. 
  • Últimos pagamentos: para o caso dos fornecedores que esperam ser pagos no final da festa, não esqueçam de pedir para alguém de confiança (geralmente seus pais ou a cerimonialista) para fazer isso. No dia, não serão vocês a sair atrás disso, né?! 
  • Look final vestido e traje: Revisem bem, porque daqui a poucos dias, vamos usá-los. Não esqueçam de dar o “conferis” e separar tudinho com os acessórios também. 
  • Alianças: E claro, as alianças, não dá pra esquecer. Mandar polir e deixar elas prontinhas para posar para as fotos, também.


Dia do casamento
  • Sorrir, agradecer e relaxar: acordem sorrindo, agradecendo pelo dia e tomem um lindo café da manhã 
  • Preparar: Fiquem bem pertinho das pessoas queridas para que a preparação seja uma delicinha. 
  • Aproveitar: Vivam ao máximo todos os momentos. Com certeza, vai passar mais rápido do que imaginam (nem aconteceu ainda, mas já estou prevendo que vou querer maais)
Depois do casamento
  • Lua de mel: Agora que passou a tensão, é hora de definitivamente, relaxar. Relembrar como foi lindo e aproveitar para ficarem beeem juntinhos. 
  • Agradecimentos: Nunca é demais agradecer convidados e fornecedores que participaram desse momento com vocês. 
  • Álbum de fotos: Vai ser a diversão buscar pelas fotos do casamento nos perfis dos convidados ou usando a hashtag oficial. Depois disso, aos receberem as imagens dos profissionais, vão relembrar mais uma vez e para sempre cada respingo de emoção desse dia. 
  • Bem vinda, vida de casados: a partir daí, é pensar na nova família, no lar, nas queridices, nas surpresas e na vontade de estarem sempre juntos.

IMG_4039 (2).JPG

Para me despedir, quero falar um pouco mais sobre sentimento. Sobre a emoção envolvida neste processo de organização e a explosão interior que te acompanham e te colocam à prova a todo o momento. Se tem um conselho que recebi dos meus pais neste período e que vou levar pra vida é: baixar a expectativa

Primeira vez que ouvi achei triste, mas na verdade, não é. 

É tudo que a gente precisa para relaxar e se surpreender com tudo, no fim. Com certeza é um momento único e vocês querem que seja muuito especial e perfeito. Não querem que nada dê errado e enlouquecem só com a ideia de imprevistos (por exemplo, com fornecedores que esquecem que sua cabeça está a mil e com mais mil outras coisas para resolver ao mesmo tempo). Mas, acalmar as expectativas, se distanciar um pouco dos detalhes para enxergar o todo e relembrar constantemente o motivo do casamento, vão te ajudar a passar por tudo isso. 


Hoje eu posso dizer que, sim: passaria por tudo de novo e não me arrependo de como tudo aconteceu. Acho que foi perfeito como tinha que ser e oro todos os dias para que o dia seja ainda mais surpreendente de forma positiva. A experiência, eu vou levar pra vida toda e o marido, também. Afinal, o homem que escolhi para passar o resto da vida, agora vai estar pra sempre do meu lado. 

Seguiremos juntos, para onde Deus quiser nos levar.





EVENTE-SE: organizando o próprio casamento
Para quem não sabe, meu nome é Alice. Durante a série Evente-se, compartilhei minhas experiências e aprendizados com organização desse momento mais do que especial, o meu casamento.

Acompanhe os posts nos links:

Parte 1 | Apresentação: https://goo.gl/ww0eUz
Parte 2 | Planejamento na prática: https://goo.gl/GO84vf
Parte 3 | Eventos pré-casamento: https://goo.gl/xr94H0
Parte 4 | DIY: https://goo.gl/aXggTI
Parte 5 | Season Finale: https://goo.gl/SBaLaK

Comentários