EVENTE-SE | Casamento pt.3 | Eventos pré-casamento


Chá de panela, chá de casa nova. Chá bar, bar de lingerie. Despedida de solteiro da noiva e do noivo. Festa de noivado, jantar dos padrinhos e dos pajens. Trash the dress ou book dos noivos.

Já notaram que o casamento não se resume a cerimônia e recepção? Eu não tinha percebido até começar a pensar no meu. Se já não bastassem todas as tarefas que listei no último post para organizar o grande dia, imagina pensar em todos os outros eventos que fazem parte dessa fase na vida do casal? É bastante coisa, mas vale a pena, afinal eles ampliam de horas para meses as comemorações do casamento, aproximam noivos e convidados e criam aquela expectativa bacana para a data (lá pode não dar tempo suficiente para você curtir tudo o que queria com cada um).



Os eventos pré-casamento são momentos em que os noivos, juntos ou sozinhos, com amigos e família se preparam para a nova vida a dois. Para cada um deles, é possível pensar em coisas diferentes, de modo que um evento completa/compensa o outro. Claro, ideias são muitas. O importante é que se encaixe com o perfil dos noivos e também ao orçamento. Como todos sabem, casar pode ser caro e talvez você precise optar por alguns ou adaptar eles, contando muito com a ajuda dos padrinhos e familiares.

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Reunião para organização do chá

Para não ter erro, já no convite das madrinhas, elaborei um “Manual” - uma espécie de contrato a ser assinado por elas -, listando também o que eu gostaria da ajuda delas para as comemorações pré-casamentos: 1) Chá de panela conjunto; 2) Bar de lingerie; 3) Despedida de solteira; 4) Jantar pré-casamento. Tudo para curtir ao máximo sem sobrecarregar ninguém. E aqui estamos nós, juntas nessa empreitada. IUHUL!

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Manual das Madrinhas

Ah, outro detalhe importante sobre os eventos pré-casamento é que são um bom momento para entregar os convites impressos, sem gastar com o correios. E, se algum convidado não puder estar no casamento por questão de datas, tem a chance de participar de um desses eventos e viver com vocês um pouquinho de tudo isso! Sem falar nas referências guardadas nas pastinhas desde o início do processo que terão mais de uma chance de serem colocadas em prática. Se não combinam para a festa de casamento, podem combinar para um desses eventos. O-BA!  


PRINCIPAIS EVENTOS E COMO FUNCIONAM:
FESTA DE NOIVADO
Depois que o pedido rola e quando já estão decididos em casar, os noivos podem, junto com seus pais organizar uma festa de noivado para anunciar aos demais familiares e amigos que vem casamento por aí. Pode ser uma janta ou almoço em casa, salão de festas ou restaurante, por exemplo, para já deixar todos no clima. No meu caso também rolou uma pequena devoção do meu avô - que também é pastor, para abençoar nossa união.

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Nossa festa de noivado
JANTAR DOS PADRINHOS E PAJENS
Para se aproximar dos futuros padrinhos, pajem e aia, uma dica é fazer um evento-convite. Chamar eles (juntos ou separados) para uma janta e neste encontro, comunicar que foram os escolhidos para participar mais de pertinho desse momento importante da vida de vocês. É sempre mais emocionante manter a surpresa até o momento climax da noite - a entrega dos convites. Vai ser top!
Onde: Bar, casa nova ou casa dos pais.
Quando: Fizemos o dos padrinhos e madrinhas primeiro, cinco meses antes do casamento, e depois, dois meses antes, o jantar com as famílias dos nossos pajem e aia.
Cardápio: Como são poucas pessoas dá pra pensar em cozinhar algo bacana, uma massa com molho top, risoto, enfim, algo fácil e que caiba no orçamento (pois são os noivos que bancam, né)
Convidados: Padrinhos e madrinhas / Pajens, aias e suas famílias.

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Jantar-convite para nossos pajem e aia

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Jantar-convite para nossos padrinhos


CHÁ DE PANELA
Mais comum de todos, o chá de panela, além de aproximar convidadas e noivas antes do grande dia, é útil para ganhar utensílios e equipar a nova casa.
Onde: No salão de festas da casa dos pais, familiares ou amigos. Restaurante só se tiver mais grana e também não é muito indicado porque não permite um momento exclusivo. O local normalmente define o número de pessoas na comemoração.
Quando: Fim de semana, legal com uma certa antecedência do casamento. Se for até um mês e meio antes, tá top.
Cardápio: Petiscos, salgadinhos, docinhos. Dá pra pedir pra mamis fazer aquela torta amada, a tia fazer o bolo (no meu caso, minha tia manja muito e fez um lindo naked cake) e cada uma das madrinhas trazer um prato para aliviar o bolso. De bebidas, chá (gelado ou quente), sucos, água aromatizada, cerveja (só se quiser).

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Nosso chá

Convidados: Tradicionalmente, o chá de panela reúne apenas mulheres, justamente por envolver panelas e esses presentes para a cozinha. No meu caso, a coisa foi diferente, afinal, quem vai comandar as panelas lá de casa vai ser o noivo, então nada a ver eu fazer esse evento sem ele, né?
Convites: Uma opção legal é combinar o convite com a decoração do casamento. Precisa ter: o nome dos noivos, local do evento, horário e nome da loja onde está a lista de presentes. O nosso foi por WhatsApp e evento no facebook. Mas tem gente que gosta de pensar no impresso também.


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Convite digital

Presentes: Normalmente, não fogem de utensílios para a cozinha como panelas, colher de pau, tábuas, ralador e essas mil outras coisas. Como no meu caso chamei de “Chá de panela e casa nova” eu também pedi coisas de maior valor como liquidificador, batedeira, torradeira e também coisas para banheiro, área de serviço e tal. Importante sempre fazer a lista pensando em itens mais baratos e mais caros, para os convidados terem opções conforme o que podem presentear (lembrando que ainda vai ter o presente de casamento, né?)

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Fazendo a lista de presentes

Dicas: Brincadeiras para descontrair são ótimas e os convidados esperam por elas. Além daquelaS tradicionais de fantasiar a noiva, pedir para ela descobrir o presente e pagar prenda se errar (só cuida para não ficar cansativo), tem muitas outras ideias bacanas. Para isso, confie no seu time de apoio, normalmente são responsáveis por isso né. Decoração também é um grande diferencial aqui. Usar colheres de pau, garrafas com flores, cantinho de fotos do casal.


Ah, não esquece de combinar com alguém para registrar o momento com lindas fotitas. Sorte a minha que tenho como madrinha minha sócia fotógrafa, então tuudo resolvido. Lembrancinhas também são bem queridas para esse evento, a minha foi um sachê de chá + Vale Visita na casa nova (já que estava combinando os dois chás).

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Lembrancinha do nosso chá

CHÁ DE CASA NOVA
Quem escolhe esse evento pode não estar organizando ainda o casamento. Um casal que vai morar junto e quer uma ajudinha pra equipar a casa, chama os amigos e família para um encontro no novo lar. Mas, noivos também podem preferir ele, pois, como disse, esse evento permite uma lista de presentes com produtos mais caros do que normalmente um chá de panela (ainda mais se o casal vai escolher cotas para a lua de mel como presente de casamento, ou seja, não vai ter outra chance de pedir esses itens). A dinâmica é bem parecida com o chá de panela - fim de semana, com brincadeiras e ajuda dos convidados para as comidinhas -, apenas que só faz sentido se feita na casa nova (óbvio, né). E aqui, normalmente junta homens e mulheres.

CHÁ BAR
Moderninho, é um preview perfeito do casamento. Une homens e mulheres para um encontro de comemoração antes do casório.
Onde: Pensando que é pra quase todos os convidados da lista do casamento, tem que ser um lugar grande, que caiba todo mundo.
Quando: Fim de semana, de preferência sábado. Não precisa de tanta antecedência, mas dá pra pensar que, se escolhido, pode ser o momento perfeito pra entregar os convites - e esses normalmente são entregues dois meses antes do casamento.
Cardápio: Uma boa sugestão é entrar na onda de boteco, batata frita, linguicinha com farofa, pãezinhos, espetinhos...Para economizar, self service de bebidas - a galera vai se sentindo à vontade pra pegar mais uma.  

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Convidados: Homens e mulheres, praticamente todos que estão convidados para o casório.
Convites: Online - manda por WhatsApp e cria evento no Face, pelo menos 20 dias antes.  
Presentes: Pelo nome, foi pensado para presentes relacionados a bebidas (kit caipirinha, copos, balde de gelo, bebidas propriamente ditas).
Dicas: Aqui, as brincadeiras podem ser em formato “desafio para os noivos”, já que estarão os dois presentes: Perguntas & Respostas para ver quem conhece melhor o outro, declarações induzidas, duelos entre os times da noiva e do noivo e por ai vai. Quem comanda as músicas, são os próprios padrinhos, “DJs” da festa.




Então, para que vocês entendam: eu não queria deixar de fazer nenhum desses primeiro três eventos da lista. Como era quase impossível realizar todos com o tempo e dinheiro que tinha, resolvi fazer um combo: Chá de panela + casa nova + bar. Tudo junto, homens e mulheres, noiva e noivo, no salão de festas do local onde trabalha a minha mãe (que era o maior que conhecia). Os padrinhos ajudaram com as comidinhas + decoração que combinava com as cores do casamento + brincadeiras + músicas. Na nossa lista, presentes pra toda a casa. Foi lindo!

CHÁ OU BAR DE LINGERIE
Esse sim é só pra mulherada e não tem como ser diferente! Chá se for sem bebida alcoólica (só chás, sucos, água aromatizada…); bar se for com bebidinhas pra mulherada entrar num clima mais descontraído. Evento escolhido por noivinhas mais modernas, que querem ganhar lingeries novas das “migs”.   
Onde: Algumas acham ótimo já fazer num bar. Já ouvi sobre fazer reserva num quarto de hotel. Mas, também é uma boa chance de fazer na nova casa e já apresentá-la pras convidadas.
Quando: Sempre melhor fim de semana né, e o meu vai ser duas semanas antes do casamento.
Cardápio: Também é bom servir petiscos, salgadinhos, docinhos, coisas leves pra manter a noiva cabendo no vestido, heheh.
Convidados: Só mulherada, importante que sejam as amigas mais próximas da noiva pra ficar mais solto e divertido.
Convites: Online - manda por WhatsApp e cria evento no Face.  

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Presentes: Lingeries e roupas de dormir para a noiva. Algumas fazem listas em lojas específicas, outras só indicam tamanho, modelos e cores que gostam para servir como guia.
Dicas: Tenta deixar esse evento mais para as madrinhas. Ajude com a lista de convidadas, convites e escolha do local. Mas o resto, confie e seja surpreendida. Como gosto de me meter um pouquito más, sugeri um shot de entrada (pra elas entrarem no clima) e também um varal para pendurar as roupas íntimas e trocar na medida que recebo os presentes.


DESPEDIDAS DE SOLTEIRO/A
Diversão mais louca antes do grande dia. Curtição total, criatividade a flor da pele e uma única regra: é surpresa! Esse evento com certeza, não vai ser organizado pelos noivos. São os padrinhos os responsáveis por pensar no adeus final à vida de solteiro. Conhecendo o casal, vão saber qual o estilo certo para a despedida de solteiro ou uma combinação delas. Esse também é o momento dos noivos relaxarem e por algumas horas ou um fim de semana inteiro não pensarem na organização do casamento. Pode ser uma despedida na baladaa ou uma última viagem de solteiros com os amigos. Para as noivas ainda é comum uma sessão relax num spa, piquenique pertinho da natureza ou andar de limousine na night. Importante é aproveitaar muito!

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Despedida 01 - Festa loucaam
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Despedida 02 - Picnic na cachoeira
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Noivo vendado porque é surpresa

[FOTOS] SAVE THE DATE, TRASH THE DRESS E BOOK NOIVOS
Outros que também acontecem nesse período e podem ser considerados eventos porque envolvem uma preparação e um dia marcado são os ensaios de fotos pré-casamento. Com o fotógrafo contratado, são mais fáceis de organizar, pois só dependem dos noivos: escolher lugar, pensar em algumas imagens de inspiração, roupas e pronto: bora criar esses registros lindos.

Save the date: Sessão de fotos super descontraídas para comunicar aos convidados o dia do casamento. Já começa desde cedo os registros do álbum do casório.   

Trash the dress: É aquela sessão dos noivos quem, vestidos como se fosse já para o casamento, começa limpinha e termina numa zueira total. A noiva suja ou estraga o vestido na beira da praia, no topo da montanha ou o cenário que for. Se acontecer antes do casamento - o que acho meio estranho, mas existe - elas usam outro vestido que não o oficial, claro. Mas o mais lógico é fazer o ensaio dias depois da cerimônia, em cenários que contrastam com os elegantes trajes escolhidos para o casório.

Book noivos: Um lugar bonito, que faça parte da história do casal ou simplesmente chame a atenção deles para criar registros antes do casamento. Pode ser com roupa festiva ou casual, a escolha é dos noivos. Importa é que se sintam bem. Fizemos o nosso na semana passada. Optamos por fazer fotos no apartamento novo, numa rua super arborizada aqui em Porto Alegre com uma scooter super linda que conseguimos emprestada e em Ivoti, também no RS (passamos um aniversário de namoro por lá e a cidade é muito bonitinha. Estamos aguardando ansiosos pelas fotos).

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JANTAR PRÉ-CASAMENTO
Por último, o jantar pré-casamento para deixar os que mais se envolveram com o casório em clima de contagem regressiva! Ótima ideia para aproximar ainda mais, prestigiar quem amam e acalmar a ansiedade do dia anterior. Além disso, é uma sugestão e tanto para casais que possuem muitos convidados fora da cidade - que costumam chegar apenas dias antes do casamento. Já que não puderam participar dos outros evento, essa é a chance da integração antes do grande dia.  
Quando: Alguns fazem na véspera. Mas não acredito que seja boa ideia porque os noivos precisam estar bem descansados para o grande dia. Melhor é fazer duas ou três noites antes (nosso casamento é no sábado, pensamos em fazer na quinta anterior).
Convidados: Padrinhos e madrinhas, núcleos familiares (geralmente pais e irmãos - se mais algum familiar for super próximos é bacana também), convidados especiais e familiares que vêm de fora para o casamento.

Esses são alguns dos eventos pré-casamento que destaquei das minhas pesquisas e que fizeram mais sentido pra mim. Claro, a imaginação pode nos levar a muuuito mais. Mas não esquece, o casamento, por fim, é o mais importante. Então nada pode atrapalhar a sua organização, certo? :)

E aí, quem já escolheu quais eventos pretende fazer ou já pensou em outros para curtir ao máximo os preparativos? No próximo post, vamos falar sobre DIY - como não, né? É terça que vem, iuhuul!


EVENTE-SE: organizando o próprio casamento
Para quem não sabe, meu nome é Alice. Até a data do meu casamento, seguirei compartilhando minhas experiênciase aprendizados com organização desse momento mais do que especial. Essas dicas epodem ser aplicadas também em outros grandes (e nem tão grandes) eventos. É toda terça-feira, nos canais digitais do Fala Mais, RP.

Confira o primeiro vídeo, onde explico um pouco melhor:


E acompanhe! http://www.facebook.com/falamaisrp
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