EVENTE-SE | Casamento pt. 2 | Planejamento na prática



Planejar (transitivo direto): organizar plano ou roteiro (de); programar.
Como quase tudo na vida, planejamento é a palavra de ordem. Ele está presente em todo o processo, até mesmo quando o casamento ainda era um pontinho brilhante na mente do casal (onde vamos morar, conseguiremos nos sustentar, etc.) O planejamento deve ser levado muuito a sério e mais ainda se você tiver menos tempo para organizar tudo, como foi meu caso. Nos ajuda a não esquecer nada e definir o que tem prioridade.

Normalmente, o primeiro passo para planejar um evento, e assim também um casamento, é definir o motivo pelo qual ele está sendo realizado. Neste caso, celebrar o amor e o início de uma nova família (que meiguice!). Depois disso, listar metas e objetivos, organizar processos para cumprir as tarefas (que não são poucas) e respeitar deadlines. Os noivos precisam descobrir a melhor maneira de coordenar tudo que vêm pela frente, o que deve ser definido primeiro e qual o prazo máximo para resolver pendências.

Por exemplo, para mim foi útil uma pasta na nuvem (uso o Google Drive) e um caderninho de bolso. Na pasta, guardei orçamentos, categorizei fornecedores, inspirações, construi planilhas com listas de convidados, músicas e gastos. No caderninho, listei tarefas mais urgentes para serem resolvidas nos próximos dias. Conforme concluídas, já riscava (uma das mais prazerosas etapas do processo, hehe). E quando lembrava de outras no ônibus, academia, almoço...lá estava eu anotando para não esquecer depois.
Para começar, é importante criar uma grande planilha (eu tinha ela também no Drive, para poder acessar pelo celular) e dividi-la em três fases: pré-casamento, casamento e pós (lua de mel e nova casa). Em casa fase, incluir as ações a serem realizadas, com prazos (até 5 meses antes, 3 meses antes, 1 mês, 10 dias…). Essa planilha deve resumir todo o planejamento do casamento: ação, responsável, fornecedor, prazo, status. A partir daí, a “festa” começa.

Pra não ficar só no blablablá, é o seguinte: depois das primeiras decisões que já mencionei no outro post (data, lista de convidados, estilo, local da cerimônia), abaixo listei as tarefas por ordem de prioridade e que normalmente precisam ser definidas antes por questão de tempo. Detalhes da nova casa e lua de mel, não vou incluir aqui. Mas saibam que isso é bom definir logo no início para ter mais opções de parcelamento e também garantir um lugar lindinho para morar depois que a festa acabar.

PRINCIPAIS TAREFAS:
6 meses antes
1. LOCAL DA CERIMÔNIA E FESTA
Da cerimônia, foi barbada. A igreja seria aquela que frequento desde pequeninha. Mas definir o local da festa, foi tenso.

São muitos lugares, muitos preços. Na super pastinha do Drive, uma planilha com “nome do local, espaço, endereço e valor” nos ajudou a visualizar todos os lugares que visitamos e pedimos orçamento. Por fim, paramos - por acaso - no lugar escolhido. Foi amor total. Bateu valor, tamanho e o clima que queríamos e que nos inspirou também a escolher fazer o civil lá mesmo.

Bistrô da Marina das Flores - Porto Alegre

2. BUFFET E BEBIDAS
Empratado, buffet ou finger foods? Às vezes, pode ser uma pegadinha. Finger foods normalmente são a opção mais barata, mas podem não saciar os convidados, que vão sentir fome depois, na noite. E aí, tem que pensar em outro lanchinho, somando no valor total de alimentação. O buffet pode encher a pancinha do pessoal que vai estar mais preparado para curtir a festa. Empratado, bem, daí é mais caro mesmo e neste caso, o tempo que vai demorar pra servir todo mundo pode prejudicar o planejamento no dia.

Optamos por buffet e fechamos com o pessoal do local da festa, mas existem lugares que aceitam buffets de fora. Às vezes, pode ser mais barato, vale pesquisar.

5 meses antes
3.SAVE THE DATE
Resolvido o local, vale mandar um save para os convidados já certos da lista (e mais importantes) para que eles não tenham desculpas para faltar neste grande dia.
savetedate.png
Nosso "Save the Date"


4. FOTÓGRAFO E FILMAGEM
Como são profissionais concorridos, é bom definir logo. Lembrando que também é importante já pensar na data do ensaio (se tiver), pois pode ficar apertado depois já que quase sempre o tempo livre dos noivos é no fim de semana, quando os fotógrafos normalmente estão trabalhando.

5. DEFINIR PADRINHOS/MADRINHAS - PAJEM/AIA
Momento de definir quem vai estar lá no cortejo com os noivos no dia e também vai acompanhar todo esse processo de organização. Aqui, é legal fazer um convite fofo (falar da paleta de cores, direitos&deveres…) e marcar um dia para comunicar a todos. Pajens e aias não precisam ser escolhidos com tanta antecedência, mas se já sabem, melhor também já preparar o convite.

Kit-convite dos padrinhos

4 meses antes
5. VESTIDO DE NOIVA E TRAJE DO NOIVO
Para ela, vestido, sapato, véu, buquê, acessórios...Para ele, terno, gravata, camisa, suspensório, lapela, sapato…A noiva precisa pensar nisso com mais antecedência, ainda mais se pretende mandar fazer um novo vestido, que no meu caso, saiu mais barato do que alugar.

Sempre imaginei o contrário, mas me surpreendi quando encontrei um estilista com valor super bom e que faria um vestido como eu imaginei. Não é regra, demorei para encontrar, mas quem quiser, me chama que eu recomendo.

Primeiro esboço do meu vestido

Fonte: Pinterest


7. MÚSICAS/SOM/LUZ
Para festa, o DJ? Para cerimônia, uma banda, um pianista ou violinista? Como será e quais são as músicas que não podem faltar no casamento?

Essa é a hora de escolher a trilha sonora do casamento. Lembre-se que na cerimônia, precisam escolher músicas para: 1) Entrada dos pais e padrinhos; 2) Entrada do noivo; 3) Entrada da noiva; 4) Entrada da aia e pajem; 5) Troca das alianças; 6) Cortejo final. Para a festa, importante também já listar algumas que fazem parte da história do casal e que não podem faltar na festa - o DJ ficará em sintonia com vocês.

Fonte: Pinterest


8. SITE DO CASAMENTO
Hoje é uma opção fácil para confirmar presenças, fazer lista de presentes, dar dicas para os convidados e organizá-los nas mesas. Ainda permite aproximar convidados e colocá-los no clima do casamento, contando a história dos noivos, mostrando fotos e falando da programação.

São muitas opções de sites - gratuitos ou pagos - e que ficam no ar até o dia do casamento. O nosso está no Zankyou.

sitealicegabs.png
Nosso Site de Casamento


9. DECORAÇÃO
Arranjos de flores. Velas. Mobiliário. Toalhas de mesa. Para a cerimônia e para a festa. Ideias são muitas, importante é ver o que encaixa com o lugar e também no bolso. Legal que aqui dá pra colocar um toque pessoal e investir naquelas decisões do início (cores, tema, estilo..).

10. NOITE DE NÚPCIAS
Não esqueçam de reservar hotel ou preparar o lugar.

11. CONVITES
Depois do save the date, chegou a hora de convidar oficialmente o pessoal. Lembre-se que tem sempre os convidados que moram longe ou que não encontramos sempre, precisamos também pensar como entregar para esses (correio, marcar encontros especiais…)


3 meses antes
12. DOCUMENTAÇÃO PARA CASAMENTO (civil e religioso)
Para o civil, vocês vão precisar de uma certidão de nascimento atualizada. A partir de 90 dias antes (3 meses), podem ir até o cartório e dar entrada no processo, já com as certidões em mãos e as informações dos pais (nome, idade e local de nascimento).

A escolha do cartório é por região que atende. Ah, aqui muito importante também definir o regime de bens (comunhão parcial, universal, separação total ou participação final nos aquestos). Se casar na igreja, confirmar e verificar o que precisam mais. No meu caso, luterana que sou, precisava agendar uma conversa de casal com o pastor, um mês antes.

Documentação para casamento civil

13. DANÇA DOS NOIVOS
Já pensaram se vão dançar alguma música especial antes de abrir a pista, a chamada primeira dança dos noivos? Se antes eram somente valsas, hoje aparecem todos os estilos (bolero, tango, salsa, samba, pagode…) e até mesmo uma mescla de muitos. Partes para dançar junto, partes para duelar e até mesmo as famosas danças com os padrinhos. Importante é ser a cara do casal e animar a todos para abrir oficialmente a festa.

Eu não vou contar como vai ser a nossa porque é surpresa. Mas no youtube encontrei vários exemplos legais, como esse:



14.DIA DA NOIVA/NOIVO
Quem vai arrumar a noiva? No salão, em casa ou em quarto de hotel? Quem vai participar? E o noivo, onde vai se arrumar? Qual o penteado e a make? Se já foi decidido, importante também marcar a prova para não ter surpresas desagradáveis no grande dia.

Prova de make e penteado

2 meses antes
15.BOLO E DOCES
A mesa de doces além de linda, garante que os convidados consigam aproveitar bem a festa, dando aquela equilibrada no álcool. E o bolo, é clássico do casamento, com o corte da primeira fatia e tal.

A degustação do bolo


Legal inovar também no topo do bolo: além dos noivinhos de biscuit, também dá pra usar fotos, iniciais, pequenas frases e outros detalhes que façam sentido para os noivos.  

Imagens de cores para decoração de casamento 2014 bolo em amarelo e azul: Casamento Descolado | Mabi + Francisco | Vestida de Noiva | Blog de Casamento por Fernanda Floret:
Fonte: Pinterest


16. LEMBRANCINHAS
Normalmente, o dinheiro já está curto aqui. Mas é legal pensar em algum mimo para que os convidados levem pra casa e recordem este dia lindo. Bem casados, mini compotas de doces, taças e copos, broches... Totens personalizados de fotos também fazem maior sucesso. E para casamentos no campo, as suculentas, sementes ou temperinhos são umas gracinhas.

Bacana também pensar numa lembrancinha especial para os pais dos noivos e alguém especial que tenham participado deste momento.


Sempre é carinhoso e mostra como tudo foi pensado para surpreender a quem se ama.

16. ACESSÓRIOS QUE DÃO O TOQUE ESPECIAL
Porta-alianças, cabide personalizado para o vestido, marcadores das cadeiras dos noivos, placas divertidas para a cerimônia e para a festa, kit toalete, porta-guardanapos e marcadores de mesa, arroz/pétalas/bolhas de sabão/faisquinhas para a saída dos noivos, quadro de assinaturas ou digitais para registrar presenças. São detalhes bonitinhos para customizar o grande dia.

Daminha de casamento:
Fonte: Pinterest

1 mes antes
18.PROGRAMA DA CERIMÔNIA e FESTA (leituras, músicas e cerimonial)
Qual o roteiro do grande dia? Terão votos, em que momento? Quais as leituras e músicas e quando acontecem? Que horas inicia o almoço/janta? Os celebrantes e demais envolvidos precisam saber como foi programado esse momento.  

19. CARRO PARA TRANSPORTE DOS NOIVOS
Aquele famoso carro com as latinhas e cheio de tintas. Já definiu como vai ser o seu grande momento da chegada?

1 semana antes
20.RELAXE E DIVIRTA-SE!
Não esqueçam de se cuidarem, relaxarem e aproveitarem ao máximo esse período lindo que é a preparação de um casamento. Aproveitem e marquem um ensaio geral e curtam com a família e amigos.


EVENTE-SE: organizando o próprio casamento 
Para quem não sabe, meu nome é Alice. Até a data do meu casamento, seguirei dando dicas para a organização desse momento mais do que especial. Essas dicas epodem ser aplicadas também em outros grandes (e nem tão grandes) eventos. É toda terça-feira, nos canais digitais do Fala Mais, RP. 


Acompanhe!
http://www.facebook.com/falamaisrp
http://www.instagram.com/falamaisrp

Comentários