#ElaFazHistória Porto Alegre: empreendedorismo e empoderamento feminino

Foto: Reprodução/Facebook para Empresas 

Semana passada, o #ElaFazHistória desembarcou em Porto Alegre. O projeto, que foi criado pelo Facebook e Instagram, incentiva o empreendedorismo, empoderamento e protagonismo feminino. Eles acreditam que quando a mulher empreende ela transforma a sua vida e a realidade de quem está ao seu redor.


É claro que nós não ficamos de fora! Eu já acompanhava o projeto desde seu lançamento, e estava ansiosa para a edição em Porto Alegre, e tão logo anunciaram a data que corri para me inscrever. Uma oportunidade de conhecer lindas histórias e também de receber uma dose generosa de inspiração.




Sabemos que o Brasil já reúne 6 milhões de mulheres que empreendem formalmente e pensando em dar continuidade, visibilidade e criar uma rede fortalecida é que nasceu o projeto #ElaFazHistória. A missão é suprir estas mulheres com recursos e informações para combater as barreiras de desigualdade de gênero. 

Hoje, grande parte dos negócios que nascem no Facebook e ganham visibilidade foram criados por mulheres, e eles crescem e se expandem até conquistarem espaços físicos, traçando o caminho contrário ao tradicional: saem do digital para o “real”.



Nossa cidade foi escolhida para receber, na última sexta-feira (31), a quarta edição do evento, por um motivo muito lindo e que nos enche de orgulho: somos uma capital com veia empreendedora muito forte.Só em Porto Alegre já são mais de 120 mil mulheres empreendedoras. 
O evento liderado por mulheres, aconteceu na Sogipa e recebeu centenas de já empreendedoras e também aquelas que ainda estão em formação.

A programação incluiu palestras com 
Tivemos também um painel moderado pela jornalista e publicitária Mauren Motta com as empreendedoras Márcia Werle, da Biotechnos, finalista do Prêmio Grandes Mulheres, Babi Souza, do Vamos Juntas? e Natalia Tondo da Benta Ateliê. 

Também um bate papo com a Senadora Ana Mélia Lemos (PP/RS).

Foto: Reprodução/Evento #ElaFazHistória do Facebook


Dentre os assuntos que foram abordados estão: o empreendedorismo feminino, atitude empreendedora, gestão de finanças e também como atrair a atenção de investidores para seu negócio.

Ana Carolina Querino compartilhou com a gente sua visão sobre o papel da mulher hoje no Brasil. Falou também sobre onde nós estamos, o que nós queremos e o que nós podemos fazer para mudar essa realidade. 



“ Queremos viver a igualdade de gênero ” 

Ana Carolina Querino




Foto: Reprodução/Facebook para Empresas

A Natália Leite falou sobre a importância do autoconhecimento. Citou o protagonismo da mulher e a necessidade de entendermos e reconhecermos nossas características principais: ressaltar nossos pontos fortes e aceitar os nossos erros como nosso amigo.
Por fim nos deixou uma reflexão: O que você gostava de fazer quando era criança? Pois é a partir desta reflexão que vamos entender como realmente somos e o que queremos.


“Sucesso não é sorte!”

Natalia Leite



Foto: Reprodução/Facebook para Empresas

Ana Fontes nos mostrou um pouco sobre a atitude empreendedora, nos questionou sobre a importância de um bom pitch e mostrou as principais questões que ele deve responder:
  1. Você conhece seu mercado? 
  2. Qual problema você resolve? 
  3. Por que sua solução é a melhor? 
  4. Qual a sua proposta de valor? 
  5. Quais resultados você conquistou? 
  6. Como você pretende ganhar dinheiro? 
  7. Qual é o time que vai executar a sua solução? 
  8. De que forma o interlocutor pode lhe ser útil? 



Foto: Reprodução/Facebook para Empresas 

Depois de todas as conversas que tivemos durante a manhã, para finalizar este evento lindo e cheio de inspirações, tivemos uma oficina sobre as ferramentas que o Facebook nos disponibiliza. Nos mostraram desde a criação de uma página até mesmo os formatos de anúncios incluindo a apresentação de cases de "gente como a gente", como a do Barco Hacker.


Foto: Reprodução/Facebook para Empresas

Sem sombra de dúvidas, este foi um evento que me abriu a mente e me instigou a ir em busca dos meus objetivos. Foram conversas inspiradoras que mostraram aquilo que já sabemos: SOMOS CAPAZES! Foi uma manhã realmente INCRÍVEL. 💜

Saiba mais sobre o #ElaFazHistória: http://www.elafazhistoria.com/
Saiba como foi o dia em que o FMRP contribuiu para o #ElaFazHistória: https://goo.gl/9gPMKd
Confira todos os lives oficiais em: https://www.facebook.com/BrasilMarketing

Comentários