Do lado de dentro: como é estudar RP na UniRitter

Quando me formei no ensino médio, surgiu aquela pergunta clássica: qual profissão seguir? Como sempre fui apaixonada por pessoas, pensei em fazer Políticas Públicas, Psicologia, talvez Gestão em Recursos Humanos, até que me deparei com as Relações Públicas e deu Crush! <3
Encontrei na profissão de RP a tradução exata que resume essa minha paixão por estabelecer relacionamentos em todos os lugares que vou, impactando positivamente as pessoas na construção de relações cada vez mais duradouras e recíprocas.

Sobre ser uma Inquieta!
O Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter, foi fundado em 1971 pelo educador Romeu Ritter dos Reis, e vive um importante amadurecimento nos níveis da graduação, da pós-graduação, da pesquisa e da extensão, tendo como missão construir conhecimento, formar profissionais qualificados e cidadãos éticos. Qualidades fundamentais para formação de um RP!
Em 2014, ano em que prestei vestibular, a campanha da UniRitter tinha como tema os inquietos, pessoas que se movem continuamente... e pronto! 
Encontrei ali tudo que eu precisava para começar minha graduação e carreira profissional! Uma instituição com experiência e que entende a inquietude do mundo e principalmente do mercado de trabalho. Uma instituição que se move continuamente em prol de um lugar cada vez melhor. Nesses 3 anos a UniRitter só cresceu, e hoje faz parte da Rede Laureate International Universities.

Foto: UniRitter
Primeira turma de RP
Falar do curso de Relações Públicas da UniRitter me enche de orgulho, pois faço parte da primeira turma de RP que nasceu recentemente em 2014. Faço parte do comecinho de um curso, e sei da importância da participação de todos os alunos para a construção de um curso cada vez melhor e completo, a fim de captar tudo que um RP realmente precisa saber para fazer e falar mais!
Com nota máxima na avaliação do MEC, a UniRitter é 5!  após avaliação da instituição e do portfólio do curso que foi construído pela coordenação, professores e alunos do curso ao longo desses quase quatro anos.
Dá uma olhada no que já fizemos - Portifólio de Relações Públicas


Quem prepara os Futuros RPs por aqui?
O curso de RP fica localizado no campus da zona sul de Porto Alegre, e tem disciplinas nos turnos da manhã ou noite. Isso trás a possibilidade de você mesclar cadeiras entre os turnos, como ficar melhor em seus horários.
O quadro de professores é formado por mais de 20 professores com formação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Fotografia, Pscicologia, mas quero falar em especial desses quatro mestres do mundo das Relações Públicas. Doutores e com experiência no setor público e privado, eles dividem suas vivências para a formação de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho, além de suas participações serem ativas no crescimento da nossa profissão através da ABRP e CONRERP. Luciano Nunes Suminski, Tânia Almeida, Ana Isaia Barretto e Marcelo Tavares: os quatro incansáveis professores da UnitRitter!


Eventos no campus
A UniRitter procura sempre envolver os alunos com eventos agregadores e pautar assuntos do mercado. No Festival das Profissões da Uniritter, nós recebemos a Vlogueira e influenciadora digital Jout Jout, para conversar com os alunos e tirar suas dúvidas sobre como ser uma influencer e sobre o mercado digital nos dias atuais.

Foto: UniRitter

Estrutura
A UniRitter tem três auditórios. O da foto abaixo é o Master, onde acontecem os maiores eventos da UniRitter, além de realizar eventos em parceria com o TEDx Laçador e outros eventos de mesma relevância. Além disso, disponibiliza de uma ampla biblioteca, estúdio de TV e rádio e laboratórios, todos com o que há de mais moderno e tecnológico, facilitando o aprendizado e prática dos programas que todo o comunicador deve dominar. 
É super importante dominarmos a arte da fotografia, cuidarmos da estética visual do que produzimos e nos comunicarmos em oratórias com microfone e vídeo também, afinal, nós escolhemos a comunicação como profissão!

Foto: UniRitter
Foto: UniRitter
Foto: UniRitter
Foto: UniRitter
Foto: UniRitter

INQ - Agência Experimental de Comunicação Integrada da Uniritter
É formada por alunos dos cursos de comunicação da FACS (Faculdade de Comunicação Social da UniRitter) e os quatro cursos (RP, PP, Jornal e agora Produção Audiovisual) trabalham juntos para a construção de uma comunicação cada vez mais integrada
A INQ dá suporte aos eventos acadêmicos, auxiliando então na #integrafacs (semana acadêmica) organizada pelos alunos. Inclusive, o Fala Mais, RP participou no ano passado falando sobre empreendedorismo! Também apoia outros eventos como o Momento RP que une bixos e veteramos em prol de um curso cada vez mais completo e melhor.


Porque estudar na Uniritter? 
Quando existe reciprocidade da Instituição com o aluno e do aluno com os professores, deixamos de simplesmente fazer graduação, e passamos a fazer parte dela, nos sentimos em casa! Amamos estar ali, para aprender, conhecer pessoas e contribuir também. Sabemos de cada canto, de toda a estrutura e que tudo que precisamos para o mercado de trabalho, primeiro encontramos ali. 
O curso de RP por aqui ainda é novo, é inquieto! E tá crescendo todos os dias assim como nós estamos em constante evolução.

Vem fazer parte desse time de inquietos e ser um RP pela UniRitter!

Sobre a autora: Miriã Antunes
Aluna do 6°semestre do curso, sou Assessora de Comunicação e Eventos na Sociedade Germânia com experiência de 6 anos. Costumo dizer que ninguém pode fazer mais pela própria profissão do que nós mesmos, então comece por você agora, comece sendo seu próprio RP desde o começo da graduação até o fim da sua vida! Estabeleça relacionamentos em todos os lugares que você vá, com o máximo de pessoas que você tiver a oportunidade de conhecer. Construa redes do bem por aí!

Comentários