Do lado de dentro: como é estudar RP na DeVry Metrocamp

Faltam apenas exatos 4 meses para me formar e até agora, quando falo às pessoas que esta foi minha escolha, a maioria fica com cara de ué, e logo surge a pergunta: “O que é Relações Públicas?”.

A vocês que estão chegando agora para esse mundo e não sabem explicar: não tem problema, ao longo do curso vocês vão ver que somos versáteis. Sendo assim é comum que muitos não saibam muito bem o que um RP faz exatamente. 

Há 5 anos atrás, eu também não sabia e meu objetivo inicial era cursar Direito e como segunda opção Jornalismo. Lendo um encarte sobre cursos da faculdade Metrocamp, vi o curso de Relações Públicas e nas primeiras linhas da descrição fiquei encantada com a profissão. Vi que curso formava profissionais capazes de planejar e promover imagem, reputação e marca de organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, tanto interna como externamente.


Foto: De Vry/Metrocamp


O currículo do curso
A faculdade na época me chamou muito a atenção por conta da estrutura, professores e grade. Ressalto a grade:
  • Fotografia; 
  • Ciências políticas; 
  • Produção gráfica; 
  • Eventos; 
  • Assessoria de imprensa; 
  • Relações internacionais; 
  • Opinião pública; 
  • Relações públicas;
Entre outras matérias superinteressantes.

Uma delas, especificamente se chama Projeto Interdisciplinar (MIX), matéria presente na grade da Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas e Publicidade Propaganda 1º ao 6º semestre. Ela tem como objetivo capacitar os estudantes para o trabalho em equipe, propondo discussões temáticas ligadas ao universo da comunicação e assuntos da atualidade, unindo teoria e prática profissional. 

Excelente oportunidade e forma de vivenciar o que a área proporciona ao profissional antes de entrar no mercado. 

Foto: De Vry/Metrocamp 

A prática
A cada semestre é exigido mais e mais conhecimento dos alunos, para assim termos projetos que até são apresentados para banca e cliente (pasmem, isso ainda não é o TCC). 
Além de tudo isso, essa matéria da opção de formar sua agência experimental, sendo comunicação integrada ou não. Com direito a criação do logo, apresentação da agência, defesa e tudo que tem direito ir à prática.

Todo o projeto pode ser realizado dentro da faculdade em laboratórios e na agência experimental Agência Polis de Comunicação Integrada, onde todos os cursos de comunicação da instituição podem utilizar como: Marketing, produção de Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Foto: De Vry/Metrocamp 

Foto: De Vry/Metrocamp 
Foto: De Vry/Metrocamp 

Foto: De Vry/Metrocamp 

Foto: Arquivo Pessoal 


A agência
A agência também é responsável por algumas ações monitorada por professores e auxiliada por alunos. Uma delas foi a realização da grafitagem do muro em frente a instituição, em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). 

Essa ação faz parte do Movimento Maio Amarelo Campinas realizada em maio de 2016. 


Foto: De Vry/Metrocamp 

Visitas técnicas
Anualmente, nosso querido professor Eliasar Almeidanos nos leva a uma visita técnica ao Quartel-General do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo. Lá podemos ver como funciona um departamento de Comunicação Social com profissionais formados na área, principalmente de Relações Públicas. Nós vimos como é a preparação do exército com um grande evento a ser realizado no Brasil, no caso as Olimpíadas 2016. 


Foto: De Vry/Metrocamp 


Nossas referências
Possuo já algumas experiências profissionais na área, mas nada se compara com o que os projetos estimulam e ajudam você a ter uma boa base do mercado, sendo auxiliado por grandes mestres e doutores da instituição. 

Já falei para vocês quem é a coordenadora e professora dos cursos de comunicação? Pois bem, tenho a honra de ter aula com a Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira que possui o seguinte currículo:

  • Pós-Doutora; 
  • Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação; 
  • Pós-graduada em Administração de Marketing; 
  • Graduada em Comunicação Social – habilitação Relações Públicas; 
  • Tem experiência Docente de mais de 30 anos no ensino superior; 
  • Coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Tecnologia em Produção Audiovisual e Tecnologia em Design Gráfico da Metrocamp- Grupo DeVry; 
  • 15 anos de experiência profissional, com atuação em São Paulo e Campinas, em instituições sociais e agências de comunicação; 
  • Autora do Livro “As Novas Relações Públicas: Comunicação entre setor privado e público”; 
  • Organizadora do livro Comunicação Pública, editado em 2004, pela Editora Alínea; 
  • Integrante de Grupo de Pesquisa - COMPOL - registrado no CNPQ na linha de comunicação pública e política, sob coordenação da profa. Dra. Heloiza Matos; 
  • Atual presidente da Abrapcorp - gestão 2016/2018; 
  • Diretora Administrativa da Socicom - Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação;
Uaaaaau! Cara ela é demais! 

Pensem comigo: se a coordenadora tem esse currículo, imagine nossos professores, todos atuantes no mercado de trabalho.


Foto: De Vry/Metrocamp 


A estrutura 
A faculdade possui uma boa estrutura para todos os cursos, em especial para nós de Comunicação. Temos o nosso espaço que se chama Agência Polis, lá podemos produzir nos computadores, salas reservadas para reuniões, sala VIP onde se encontramos todos os PCIs (Projeto de Comunicação Integrada) vulgo TCC, além de:

  • Ilhas de edição de Imagem e Som 
  • Estúdio de fotográfica 
  • Laboratório de revelação de fotos 

a experiência com o curso é muito, mas muito vivenciada.

Além disso, temos também cursos, palestras e eventos a serem oferecidos relacionados à área de RP, como cursos livres e gratuitos. Em especial as que ocorrem em maio, durante a Semana de Comunicação e Marketing, que costumam participar outras pessoas interessadas, além dos alunos de comunicação.

TV Metrocamp
Temos também a TVMetrocamp, iniciativa da turma de Produção Audiovisual mas que agrega todos os cursos de comunicação. É um espaço para novas produções audiovisuais, com objetivo de fazer difusão científica para a faculdade. 

Foto: De Vry/Metrocamp


Foto: De Vry/Metrocamp

Quatro P
Com a minha agência experimental (4P), realizamos durante todo o ano de 2016 o nosso PCI. A agência era formada por 8 publicitários e uma relações-públicas.

Tivemos o desafio de pôr em prática tudo que aprendemos desde o início do curso com o cliente Hamburgueria Fit Burgers, e eles nos auxiliaram em todo processo para desenvolver o projeto juntamente com os professores. 

É uma Hamburgueria que atende o publico de celíacos, intolerantes a lactose, veganos, vegetarianos e pessoas que desejam alimentos saudáveis. 

Neste projeto de comunicação integrada a agência 4P experimentou os elementos da marca e adicionou um toque de inovação, um plano de comunicação integrada onde todos os elementos estavam em completa harmonia. Realizamos auditorias e pesquisas para estudar a relação da Hamburgueria com seu público, clientes e stakeholders. 

Encontramos falhas, onde podíamos agir, sendo na comunicação interna e externa da Hamburgueria, assim como em seu posicionamento mercadológico - além de fazer possível a identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. (SWOT), estreitamento da relação da marca com seus stakeholders e aumento das vendas.

O plano de comunicação integrada foi elaborado e apresentado. Pensa num ano que você fica sem vida social? :D Mas não se assustem, no final tudo vale muito a pena, acredite. A estrutura docente nos ajudou muito. 


Foto: Arquivo pessoal 

A faculdade 
A faculdade Metrocamp pertence hoje ao grupo Ibemec e é considerada uma das melhores instituições de ensino do Brasil. Recentemente a DeVry Brasil adquiriu o Grupo Ibmec e iniciou nova etapa de expansão nacional. 

A novidade foi muito boa mas durou pouco tempo. Apesar dos excelentes docentes da instituição, a faculdade passa por seríssimos problemas de atendimento, causando enormes transtornos aos alunos.

Eu, por exemplo, já fui vítima dessa enorme confusão. Infelizmente, esse é um ponto negativo do que se refere a mesma. Mas as qualidades ainda se sobressaem.

Localização
A localização é acessível para os alunos de toda Região Metropolitana de Campinas, estamos ao lado da Rodoviária de Campinas e próximos à bares, lanchonetes e restaurantes. E são nestes bares que regularmente acontecem as famosas “chopadas” dos cursos, e claro, a comunicação agita a maioria desses eventos. 

Minhas impressões

E parando para escrever sobre a faculdade, notei que mesmo colocando muitas das atividades aqui, ainda ficaram muitas outras de fora. Devo reconhecer que é uma faculdade que nos da um enorme ponta pé para cair no mundo sem medo, onde professores mesmo com a instituição em crise com a sua imagem, não deixaram a peteca cair. 

Notei, também que lá em 2013 entrei como uma menina, com poucas responsabilidades e sem noção alguma sobre a profissão e até mesmo da vida. Hoje, mesmo jovem, concluirei com 22 anos um curso que poucas pessoas sabem sobre a profissão, mas tenho o maior orgulho de sempre representar e explicar o que é ser um Relações Publicas.

Sobre recomendar a faculdade? Se você leu o texto até aqui e te convenci, parabéns para mim, isso significa que a faculdade Metrocamp está formando uma ótima RP (rsrsrsrs)! 



A AUTORA
Prazer, meu nome é Nubia Santos e sou estudante (quaaaase formanda e ainda pago meia no cinema) do último semestre de Relações Públicas. Minhas experiências profissionais são relacionamento (FGV), marketing e eventos na agencia Next Promo. E hoje, mídias sociais e relacionamento na Oral Sin. Amo comunicação, tendências e palestras.



FALE MAIS VOCÊ TAMBÉM!

Ei, você! Conta pra gente como é estudar RP na sua faculdade? Seu texto será publicado e você estará contribuindo com a tomada de decisão dos nossos futuros colegas de profissão. <3 Nosso e-mail é contato@falamaisrp.com.br.

Comentários