Do lado de dentro: como é estudar RP na Famecos

A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, a Famecos, foi fundada em 1949, dando origem ao primeiro curso de jornalismo do sul do país. Os “famequianos” do prédio 7 são futuros jornalistas, publicitários, cineastas e, claro, relações-públicas. Nas faculdades de comunicação lê-se muito; e os textos são, em sua maioria, disponibilizados no xerox do prédio 8. Se você é ou quer ser aluno da faculdade, vai passar muito por lá!


Foto: Reprodução/RRPP online

Conhecida por estudantes que adoram se relacionar, na Famecos não tem essa de só assistir aula! Todo mundo se conhece e antes da aula rola uma social bem bacana. Para quem gosta de uma sinuca, o CAAP é o local ideal!



Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS


Vamos falar de RP?
Neste ano o curso de Relações Públicas da Famecos completa 50 anos de história. Atualmente a Profª. Drª. Ana Luisa Bassegio é a coordenadora e ministra as aulas de “Planejamento Estratégico em Comunicação” e “Planejamento e Produção de Eventos”.


Foto: Luísa Zelmanowicz/Famecos/PUCRS


Identidade RP

Como iniciativa do curso de Relações Públicas, o projeto Identidade RP tem por objetivos destacar a importância da profissão, por meio de palestras, workshops, cursos e também promover visitas às instituições relevantes. São convidados profissionais excelentes e os temas abordados são contemporâneos.


Foto: eusoufamecos

O currículo

A grade curricular do curso é atual e tem uma visão tanto teórica quanto mercadológica. Minhas cadeiras preferidas são as que abordam temas como planejamento estratégico e produção de mídia.

Acho que pela necessidade de mercado, poderia ser ensinado na prática como utilizar as ferramentas do Pacote Adobe (Photoshop, Illustrator), pois essas habilidades, que são importantes para o dia a dia, são pouco exploradas.


As referências
Diga oi para o Prof. Diego Wander e a Prof. Glafira Maria Furtado, os queridinhos dos alunos. <3


Foto: Facebook

São aqueles que, além de excelentes professores, criam um laço afetivo com a turma. A Prof Denise Pagnussatt é a professora do mercado atual, sempre utiliza cases ótimos para complementar a aula e é uma das sócias do Farol Coworking.

Referência no mercado de Relações Públicas, a Prof. Cleusa Maria Andrade Scroferneker teve orientação no seu doutorado com ninguém menos do que a pesquisadora Margarida Kunsch.

É ou não é um privilégio aprender com esses nomes? :)


Oportunidade de experiência dentro da PUCRS
Os famequianos têm a oportunidade de trabalhar e aprender na prática os assuntos abordados em aula. O Espaço Experiência proporciona aprendizado, trabalho em equipe e noções das demandas do mercado, tudo isso com a supervisão dos professores.


Foto: Elson Sempé Pedroso

É possível desenvolver conhecimento de diversas áreas de comunicação como: produtos jornalísticos impressos e eletrônicos, assessoria de imprensa, publicidade, internet e relações públicas, além de atividades de planejamento, tendência e pesquisa.

Um evento sensacional que é promovido por este espaço é o Set Universitário. Foi uma iniciativa a fim de externar os trabalhos acadêmicos para longe das salas de aula e este ano será sua 30ª edição.


Foto: Joana Berwanger

Foto: Luísa Zelmanowicz/Famecos/PUCRS

Os trabalhos inscritos para mostra competitiva têm grandes possibilidades de premiação e reconhecimento nacional. Além disso, o Set conta com palestras e workshops com nomes importantes do mercado.



Mas afinal, o que faz um RP?
Marketing, estratégia, públicos, digital, organizações, relacionamento: palavras que fazem parte do meu vocabulário e do meu coração. Estudar Relações Públicas para mim é uma realização! A cada dia é um novo desafio e percebo que ter uma visão estratégica e gerencial é essencial para exercer essa profissão.

Quando entrei no curso, eu tinha o pensamento que iria aprender a trabalhar bastante com eventos, e descobri que essa é somente uma entre várias (várias mesmo!) possibilidades. Em resumo, a profissão é administrar as ações de comunicação da organização, perceber e se importar com todos os públicos importantes para a instituição e pensar em estratégias criativas para engajar e se diferenciar da concorrência. Hoje em dia, ter um olhar voltado para o digital é de extrema importância.

Muitos de nós fomos relações-públicas a vida inteira e não percebemos. O importante é aprender feliz e aproveitar todas as oportunidades que surgirem. Conhecimento nunca é demais! Ler bastante, pesquisar e se manter atualizado são pontos fundamentais para saber utilizar o poder da comunicação ao seu favor.

Vem descobrir teu talento na Famecos!


-


A AUTORA
Meu nome é Bruna Werlang e sou estudante do terceiro semestre de Relações Públicas. Minhas experiências profissionais são com pesquisa de mercado e relacionamento. Atualmente, faço estágio na área de business, com foco em desenvolvimento de novos produtos e pesquisas de tendências. Tenho uma paixão por eventos! Quando possível, sempre tento encaixar um ou outro na minha agenda. Na minha opinião o importante no momento é ter um olhar voltado às possibilidades do mundo digital e, por isso, gosto de estudar e me aprofundar nesse mundo que está em constante atualização.




FALE MAIS VOCÊ TAMBÉM!

Ei, você! Conta pra gente como é estudar RP na sua faculdade? Seu texto será publicado e você estará contribuindo com a tomada de decisão dos nossos futuros colegas de profissão. <3 Nosso e-mail é contato@falamaisrp.com.br.

Comentários