Autora Convidada \\ Onde nos perdemos e como nos encontrar? A importância do autoconhecimento.

2017 começou e com ele a consciência muito maior de que precisamos buscar e viver nosso propósito, viver de quem somos de verdade. Existe uma grande busca por uma vida mais feliz, mais alegre. E o primeiro passo em direção a isso é investir em autoconhecimento.

Mas por que estamos nessa busca? Por que buscar o autoconhecimento é tão importante? Não é algo simples?

Não nos damos conta, mas grande parte da nossa identidade, a visão que temos de nós, o que entendemos como pontos fortes e fracos, o que acreditamos ser certo, o nosso senso de justiça, pode estar escondido ou distorcido. Então quando aparece uma grande decisão, ou percebemos que estamos infelizes de alguma forma, não sabemos explicar porque ou com que exatamente estamos infelizes.

Um exemplo claro disso, é a história da Malu. Malu tinha o trabalho dos sonhos, bom salário, estabilidade, possibilidade de promoções. Em um determinado momento ela se deu conta que estava extremamente infeliz com a vida que estava levando. Ela também não conseguia explicar porque estava infeliz. Quando me procurou para um processo de coaching, descobrimos que muitos dos seus pontos fortes não eram valorizados dentro da organização e, principalmente vinha deixando muitos dos seus valores de lado.



Quando pergunto para você, quais são as suas maiores qualidades e seus pontos fortes, você sabe responder sem hesitar? Você sabe quais valores são mais importantes na sua vida? Onde nos perdemos?

No dia-a- dia, quando por algum motivo o sonho não dá certo, quando nossas convicções são questionadas ou deixadas de lado. Principalmente quando vivemos em ambientes que estão em desacordo com os nossos valores e que questionam nossos pontos fortes.

Acordamos! Ou ainda estamos acordando... 
Como posso me conhecer melhor?


FORÇAS E PONTOS A MELHORAR

Converse com pelo menos 5 pessoas que são próximas à você e pergunte, quais são minhas qualidades/pontos fortes e quais são meus pontos de maior dificuldade/pontos fracos;

Pense em como você se relaciona com as pessoas, pense como você estuda ou trabalha, pense em como você vê e vive e a vida. Como você age em cada uma dessas situações? Pense nos comportamentos e estilos de ações que você tem espontaneamente. O que é positivo e o que é negativo?

VALORES

O que é imprescindível na sua vida? No ambiente de trabalho? Nas pessoas com as quais você se relaciona? Aqui está uma boa pista dos seus valores.

PROPÓSITO

  • O que você queria ser quando era criança? Por que isso era importante?
  • Se dinheiro não fosse importante, o que você gostaria de fazer e entregar para o mundo?
  • Que mudanças você gostaria de fazer?
  • Que pontos fortes e valores fazem isso tudo ter sentido e ajudariam você nessa entrega?

Quando começamos a entender essas coisas, passamos a tomar decisões muito mais alinhadas com quem somos de verdade. Busque viver mais oportunidades que permitam você a viver quem você é. Isso tudo é o que faz de você único e especial. Esse é o seu maior diferencial competitivo!

Outra dica importante, esteja mais consciente, observe mais o seu comportamento, seus pensamentos. Não fique no automático!

O coaching pode ajudar você nessa busca! 
Conte com a Sou.



Shaíze Maldonado Roth

Shaíze é psicóloga e coach com duas grandes paixões, a primeira é ajudar e as pessoas em suas diferentes travessias e a segunda é transformar as organizações em espaços que propiciem desenvolvimento e crescimento.


Saiba mais: www.soucoachingeconsultoria.com 


Comentários