Métricas de monitoramento: seja relevante nas mídias sociais

Quando pensamos em mídias sociais nas empresas, um dos principais pontos que devem estar bem claros em nossas mentes é que bons resultados são essenciais.

Até aí tudo bem, mas como é que profissionais de marketing conseguem definir o que são estes resultados? Como é que funciona a mensuração destes números e quais são as principais métricas de monitoramento que devem ser levadas em consideração?


1) Número de seguidores / Likes

Uma das métricas mais básicas nas redes sociais é também um constante engano na cabeça dos profissionais na hora de mensurar resultados. Números totais de seguidores e/ou de likes não costumam representar algo de extrema relevância, tendo em vista que grande parte deles não costuma interagir com sua marca de forma orgânica e constante.
Apesar deste fato, é interessante mensurar quaisquer variações que aconteçam, positiva ou negativamente, quando alguma determinada ação seja realizada para promover sua marca.

2) Sentimento dos consumidores

Possivelmente uma das métricas mais importantes para muitas empresas, conhecer e mensurar o sentimento dos consumidores, é essencial para saber se sua estratégia está ou não surtindo o efeito desejado. Quando analisamos o comportamento dos seguidores, devem ser consideradas as seguintes variações:

  • Sentimento positivo: quaisquer tipos de ações que resultem em elogios ou que falem de forma favorável e positiva sobre sua marca.
  • Sentimento negativo: o extremo oposto do anterior. Comentários com reclamações, ofensas e críticas que desfavorecem a imagem de sua empresa.
  • Sentimento neutro: comentários e compartilhamentos que não demonstram qualquer tipo de satisfação ou insatisfação.
  • Sentimento híbrido: interações que demonstram tanto aspectos positivos quanto negativos.
Fique de olho nestas variações, elas são importantíssimas para que você consiga identificar falhas em sua estratégia que precisam ser corrigidas.

3) Número de menções

Acompanhar o número de vezes que o nome de sua empresa foi citado em redes sociais também é outra métrica importante. Assim como as hashtags, encontrar as menções de sua empresa é uma forma prática e fácil de descobrir o sentimento dos usuários, já que as menções serão acompanhadas de comentários positivos, negativos, neutros ou híbridos.

4) Alcance total

Uma vez que o alcance orgânico de suas publicações não seja capaz de atingir meros 6% de toda a sua base de seguidores, analisar e mensurar estes resultados são de extrema importância. A grande maioria das redes sociais, principalmente o Facebook, utilizam este tipo de estratégia para que você precise utilizar de anúncios pagos para alcançar parcelas maiores do seu público. Logo, criar conteúdos cada vez mais interativos e atrativos se torna algo essencial para o sucesso.
Na aba de insights do Facebook é possível acompanhar os resultados de todas as publicações realizadas. Encontrar as variações que surtem mais efeito e mensurar estes resultados te garante oportunidades únicas para criar materiais que sejam extremamente efetivos no ponto de vista de alcance orgânico.

5) Engajamento

O número de comentários, curtidas, retweets, compartilhamentos e outras interações realizadas por usuários nos perfis de sua empresa são um ótimo termômetro para acompanhar o desempenho de sua estratégia em social media.
Vale lembrar que, assim como o número de menções, a qualidade das interações dependerá exclusivamente do sentimento de cada usuário em relação à sua empresa.

6) Tráfego proveniente de social media

Para o sucesso de sua estratégia de mídias sociais, é essencial que os conteúdos sejam direcionados para seus clientes ideais, personas, em algum momento específico do funil de vendas. Isso auxiliará se a mensagem de topo, meio e fundo de funil estão realmente convertendo e te auxiliando a criar novas oportunidades através deste canal.

Além disso, é essencial que você mensure os resultados de entradas em seu site. O tráfego proveniente das redes sociais consegue se Google Analytics e isso te garante a possibilidade de conhecer quantas oportunidades são geradas nos seus perfis.

Para mensurar os resultados de mídias sociais nas empresas você deve conhecer as principais métricas de monitoramento. No dia 09 de julho, conversaremos mais sobre o assunto no workshop Redes Sociais: Planejamento, Conteúdo e Mensuração

Até lá!
Autora: Meiriane Jacobsen, via Global AD.

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