O que a análise de mais de 1 bilhão de posts nos ensina sobre o Facebook

Sabemos que a análise da concorrência é o pontapé inicial para o planejamento de conteúdo digital de qualquer segmento. Você identifica quais os melhores e piores caminhos a serem seguidos, além de obter insights sobre como inovar na área.

Existem algumas ferramentas, como a BuzzSumo, por exemplo, que auxiliam a criação de conteúdo através de análises de dados da web. Tem uma máxima da galera da tecnologia dainformação que diz "in god we trust all others must bring data" (em deus a gente confia, todos os outros precisam trazes dados), ou seja, você pode até desconfiar do que eu falo, mas não tem como discutir com o big data. Falou tá falado.

Mas calma, esse post não é um #ad. O que quero trazer é o resultado de uma pesquisa recentemente lançada por eles. Mais de 1 bilhão de posts no Facebook foram analisados e alguns dos resultados trazidos foram bastante impressionantes.

Mas antes...

Por que o Facebook?

As redes sociais são responsáveis, entre os brasileiros, por 1 em cada 4 minutos online. São quase 2 mil horas gastas mensalmente através de desktop, tablets e smartphones.

Contrariando aqueles que defendem a ideia de que uma não dura mais do que 05 anos, o Facebook, depois de 12, continua mais vivão do que nunca. Em 2016, a rede alcançou a marca de 1,59 bilhões de usuários ativos – isso é mais do que 20% da população mundial!  É líder tanto em tamanho de audiência quanto em engajamento.






Bastante dado pra ser analisado, né?

Agora vamos aos resultados.

1. O melhor horário para postar é entre às 22h e 24h

Intuitivamente, faz sentido publicar no período em que mais pessoas estão online. Mas o Buzzsumo encontrou um resultado completamente oposto.

A linha vermelha representa competição - a quantidade de publicações realizadas no período. A linha azul mostra o engajamento (comentários, shares e likes) por horário.


O raciocínio é lógico: existe muita competição no período do dia, o que diminui o engajamento já que o seu conteúdo estará brigando por visibilidade com diversos outros. 


2. Posts com perguntas e imagens engajam mais


Se for uma combinação dos dois, então, melhor ainda!
     
3. O melhor dia para publicar é domingo
       
Achei esse resultado especialmente interessante, visto que boa parte das marcas realizam suas publicações de segunda a sábado. A sua empresa também é adepta a esse costume? Então reveja seus conceitos.

Nos dias da semana, a média de engajamento nas publicações é praticamente constante. Mas nos finais de semana esse número dá um salto. Principalmente aos domingos.


A pesquisa não revelou o motivo dessa diferença, mas vamos pensar. Talvez seja porque as pessoas têm mais tempo livre nos finais de semana para interagir com as marcas ou talvez porque a concorrência é menor nesse período (menos competição).

      4. Posts com links para artigos com uma média entre 1.000 e 3.000 caracteres recebem mais interações


Ou seja, os usuários do Facebook apreciam conteúdo aprofundado, mas não querem passar horas no seu site.

     5. Legendas curtas engajam (muito) mais


O público não curtiu sua página para ler textão. Quanto menor o número de caracteres da sua legenda, melhor será a performance do seu post.
  
Dica: transmita sua mensagem com a menor quantidade possível de caracteres. Deixe maiores explicações no conteúdo do link que você está embedando.


      6. Vídeos upados diretamente na plataforma recebem 6x mais interações do que vídeos do Youtube


Vimos anteriormente, no tópico 2, que publicações em vídeo estão entre os tipos de postagens que mais engajam na rede. Mas existe um porém: eles precisam ser upados diretamente no Facebook. Zuckerberg não quer que você saia de lá e está diminuindo cada vez mais o alcance de outras plataformas.

Dica: Aconteça o que acontecer, não publique vídeos do Youtube.

      7. Imagens publicadas pelo Instagram recebem um up de 23% no engajamento
Já do Instagram o Facebook gosta, é claro!


O estudo não mostra o motivo, mas para mim é claro: tio Mark quer promover sua rede social de compartilhamento de imagens.

Dica: Se você vai publicar a mesma imagem no Facebook e no Instagram, utilize a opção de “Compartilhar no Facebook”.

      8. Posts com hashtags engajam menos
Esse foi o ponto que mais me surpreendeu. Posts que utilizam hashtags engajam 34% menos no facebook.



Extra: Uma outra pesquisa, realizada pela Socialbakers, vai além. Quanto mais hashtags você utilizar, menor será o engajamento da sua publicação. 


Dica: Utilize no máximo 2 hashtags por post. Se puder, evite!

Não saia aplicando todas as dicas antes de ler o que vem a seguir
Lembre-se de que não existe uma fórmula secreta para o sucesso nas redes sociais.  Cada caso é um caso. Estes dados representam uma média de diversas variáveis e demonstram quais são as boas práticas dentro da plataforma, mas pode ser que seu público se comporte de forma diferente.

A dica final é: Implemente-as, mas fique de olho. Teste outras opções e descubra, através da mensuração de resultados, quais são as melhores para o seu negócio.



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