Saiba como foi o primeiro dia do curso 'Social Media e Gestão de Conteúdo', da ABRP RS/SC

No dia 16/04, aconteceu o Curso de Social Media e Gestão de Conteúdo promovido pela ABRP RS/SC, no Instituto CDL, em Porto Alegre.
O objetivo era contextualizar a importância dos novos meios de comunicação, bem como mostrar como as mídias sociais podem ser uma poderosa ferramenta de comunicação, quando bem utilizadas.
As ministrantes foram a Prof.Dra. Polianne Espíndola e a Co-Criadora do Fala Mais, RP e Relações-Públicas, Ana Carvalho.
Polianne Espíndola
Abordou numa perspectiva teórica a dimensão das redes sociais como ferramenta para organizações, além disso mapeou os principais conceitos que o profissional precisa entender ao estruturar um planejamento nessas plataformas.
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Foto: Reprodução ABRP RS/SC
A Gestão
A Gestão é o conceito central para a compreensão de social media. Aliado a isso, o desenvolvimento de um planejamento, da construção de objetivos e da análise dos resultados.

Nesse contexto, Polianne aponta TRÊS pilares fundamentais:
- gestão da imagem
- gestão da reputação
- gestão de conteúdo


O gerenciamento desses pilares passa pela reflexão do que fazer e como fazer nas redes sociais. O que parece fácil, pode se tornar uma grande crise, quando mal pensada.


Case Risqué
Quem não se lembra da campanha “Homens que amamos” da Risqué? Após seu lançamento, a marca foi questionada no Facebook sobre seu posicionamento. O problema é que a Risqué demorou em responder as críticas e causou uma insatisfação em suas seguidoras, resultando em uma perda de fãs na rede social.
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Fonte: Risqué/Reprodução


Os temas considerados tabus nas redes sociais geraram um grande debate entre os participantes do curso. Principalmente, porque as marcas tem se aproveitado de temas em voga na sociedade para utilizarem ao seu favor.


Ao final da sua fala, Poli trouxe a importância da cultura de fãs para gerar capital social (sociabilidade), colaboração (reciprocidade/motivação) e laço social (relacionais/associativos/dialógicos).
E aquele recado que vale lembrar, o investimento nas redes sociais tem se tornado essencial para a maioria das organizações. Contudo, não podemos esquecer que estamos falando, literalmente de redes sociais, isto é, uma economia afetiva que resulta em:


- cultura participativa
- ciberativismo
- mobilização online
A prática
E agora Arnaldo, como colocar isso na prática?
É sobre essa visão prática das redes sociais, que a co-criadora do Fala Mais, RP e Relações-Públicas – Ana Carvalho abordou no curso!
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Foto: Ana Carvalho/Reprodução
Conceituando como sociedade 3x, Ana explica a importância de entendermos em qual contexto de hábitos, atitudes e anseios que estamos inseridos.
E como contar histórias para seus seguidores?
Esse é o papel do storytelling, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes.


Case Kombi
A Volkswagen utilizou-se desse conceito para dar adeus a nossa querida Kombi, confere o vídeo:
Fonte: Volkswagen/Reprodução


Nesse cenário, que precisamos entender que o nosso querido cerimonial e protocolo ganha ênfase no digital, para nos ajudar no processo de planejamento.
Sendo assim, precisamos entender como fazer:
1 - Construção de Estratégia
Para sua estratégia ser eficiente é importante guardar esse mantra para sua vida de social media:
- objetivo: compreenda sua finalidade;
- imersão: entenda quem é a sua persona;
- Personalidade: encontre a sua identidade;
- Conteúdo: entregue relevância;
- Análise: contabilize seus resultados.
Ana finalizou sua fala explorando o abc das redes sociais mais utilizadas pelos usuários no Brasil – Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Snapchat.
O Curso de Social Media e Gestão de Conteúdo da ABRP RS/SC terá uma segunda turma, no dia 30/04. Infelizmente, as inscrições estão encerradas, mas acompanhem a gente para saber o que vai rolar!
E aí, gostou?
Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo, manda em falamaisrp@gmail.com

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