Assessoria de Imprensa - Alice, Ajuda uma RP?

   Danielle Caldas é estudante de Relações Públicas e pediu uma ajuda para o Fala Mais, RP. Ela queria uma opinião sobre a disputa que existe entre RP e Jornalista nas assessorias de imprensa, para fomentar um debate entre seus colegas. A ajuda não veio do Luciano, e sim da nossa integrante Alice Sonntag Kuchenbecker que é formada em Relações Públicas, cursa Jornalismo e trabalha numa assessoria

 (Alice Sonntag - Fanpage do Fala Mais, RP)

Danielle Caldas:  O que esse impasse representa para você, como RP?

Alice Sonntag: "Para mim, a atuação de jornalistas e relações públicas em assessorias de imprensa nunca foi uma ameaça. Acho, inclusive, que quem assim pensa tem um espírito um tanto quanto antigo, de querer garantir uma parcela de mercado, sem alguma razão. Somos todos comunicadores. Sabemos que o mercado de comunicação, ainda que mais explorado a cada ano, não é tão amplo quando gostaríamos que fosse. RPs querem garantir seu espaço nas assessorias de imprensa, por isso dizem que a atividade é exclusiva da profissão. Jornalistas, diante dos enxugamentos das redações, também querem garantir mercado afirmando que a atividade não pode ser exclusiva dos colegas RPs. Mas o que realmente vai fazer a diferença? O resultado do seu trabalho e a vontade de atuar como assessor. Rps e jornalistas tem habilidade para trabalhar em assessorias. Melhor ainda, contar com os dois profissionais para um trabalho integrado e, por isso, mais eficaz."

Danielle Caldas: Se você já trabalhou na área como foi a experiência? Já atuou em conjunto com algum Jornalista, na área de assessoria de imprensa? Quais os resultados positivos e negativos durante esse trabalho?

Alice Sonntag: "Trabalho numa assessoria de imprensa com RPs e Jornalistas. Nunca tive problemas, pelo contrário, o trabalho é melhor em conjunto. Muitos jornalistas daqui já atuaram em redações e tem relacionamento com profissionais para os quais sugerimos pautas, e isso é ótimo. Eles conhecem a rotina dos veículos e sugestões para envio de releases conforme o segmento de cada cliente. Como relações públicas, pensamos também em ações de relacionamento para uma atuação mais efetiva, eventos, encontros, coletivas, novas formas de divulgação. Quanto ao texto, ambas as profissões precisam dominar e o exercício vai depender do interesse do profissional. As mais experientes podem dar o toque mai jornalístico que precisamos, mas o trabalho é desenvolvido em parceria. Cada vez mais precisamos de uma visão do todo, ideias que saiam da rotina apuração > produção > busca de espaços > divulgação > follow > publicação. Relações públicas podem ativar as novas experiências. E assim, nosso trabalho se complementa, se reinventa e é aprimorado a cada dia. Independente da habilitação, o que importa é gostar de fazer e se interessar pela área de assessoria de imprensa"

Danielle Caldas: Na sua visão, qual a solução mais plausível para essa "disputa"? Como você vê a aplicação de Comunicação Integrada na área de assessoria de imprensa?

Alice Sonntag: "A solução é pararmos de atuar como rivais. Somos todos comunicadores e precisamos, mais que tudo, assegurar o mercado da comunicação. Ao invés de disputar espaços, temos que lembrar que nossos campos se complementam. Essa é a essência da comunicação integrada. A comunicação será bem feita se unir as várias forças que compõem o grande 
âmbito comunicacional com excelência. Vamos aproveitar o que cada habilitação tem a oferecer. O mercado das assessorias agradecem. E a equipe de comunicação mostra sua importância".

"Minha opinião segue a mesma desde antes de iniciar a graduação em RP, em 2009: acho uma perda de tempo encarar como uma disputa. Para mim, a comunicação sempre precisou e ainda precisa, apesar das atuais mudanças de currículo e nome de curso, ser integrada e os comunicadores, mais parceiros em suas atividades, sem exclusão de habilitações em determinadas parcelas de mercado."


(Alice Sonntag Kuchenbeckerformada em Relações Públicas, estudante de Jornalismo e integrante do Fala Mais, RP!)


Se você também quer perguntar, discutir opiniões, Falar mais de RP, é só mandar email para falamaisrp@gmail.com que a gente prontamente vai ajudar também! 

Comentários