[Autor Convidado] A Comunicação Interna e a Qualidade



As organizações, frente a um mercado competitivo, necessitam, cada vez mais, investir no setor de comunicação, buscando um relacionamento duradouro e de qualidade junto aos seus públicos. Nesse sentido, faz-se primordial um olhar mais acentuado ao público interno, na busca de harmonia entre as perspectivas dos colaboradores e a cultura organizacional da empresa, no intuito de estabelecer metas e objetivos que tenham como fim o atendimento de qualidade aos clientes, através da produção de serviços e produtos com diferencial competitivo. 

Visto que, o protagonismo da comunicação nas organizações atuais é também dos colaboradores, e não mais apenas dos líderes, conforme preveem os modelos hierárquicos de gestão, pois um diálogo construtivo é um dos atributos que a organização não devem mais abrir mão, visto que o caminho que as organizações bem-sucedidas estão seguindo são os traçados pela comunicação de qualidade com seus públicos, tanto internos como externos. Assim, a gestão da qualidade, nas organizações, tem demonstrado resultados na produtividade e desenvolvimento das empresas. Trabalho que só se realiza quando há uma integração entre gestores e funcionários na busca dos requisitos que respaldam essa gestão diferenciada. 

Para mensurar o trabalho realizado nas organizações a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) dissemina o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que objetiva auxiliar as organizações estimulando-as e apoiando-as em estabelecer e desenvolver práticas de gestão que promovam o seu crescimento sustentável e suscitem valor para a sociedade e partes interessadas, quais sejam os conhecidos públicos de interesse. Nesse sentido, um trabalho direcionado ao público interno se faz extremamente necessário, onde a disseminação dos requisitos necessários para a instalação da gestão pela qualidade passa pelo entendimento do papel de cada um no todo do sistema que é uma organização. 



Assim, mapeamento de processos, relacionamento entre setores, descrição de práticas e realização de reuniões para apresentação de resultados são atividades aliadas para que haja uma real integração da equipe na construção dessa gestão pela qualidade. Trabalho que se potencializa se desenvolvido pelo setor de comunicação, principalmente se estiver elencado nas técnicas do profissional de relações públicas, através de um bom planejamento de relacionamentos entre organização e públicos, focado nos objetivos da organização.

* Artigo publicado no INTERCOM 2015


Sobre o autor

Maicon Douglas, estudante do sexto semestre do curso de Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC–RS) onde também atua como bolsista de estudos para atividades de ensino. É servidor de comunicação no Senac Cachoeira do Sul nas áreas de comunicação interna, relacionamento com os públicos, assessoria de imprensa, eventos e gestão da excelência.  Desde o inicio da faculdade, dedica seus trabalhos às áreas de comunicação interna, assessoria de imprensa e gestão de comunicação.

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