Fala Mais, RP entrevista Fernando Noronha: "Comunicar é interferir"

No dia 17 de outubro participamos do Curso de Extensão de Imagem Corporativa da ABRP RS/SC. O objetivo era trazer para os participantes uma visão bastante prática da atuação do profissional de comunicação como um facilitador da Imagem.

Entre os ministrantes estava Fernando Noronha, responsável pelo projeto "Biblioteca Livros Sobre Trilhos" da TRENSURB, que ligado à Gerência de Comunicação Integrada, propicia o acesso à cultura literária aos usuários do sistema metroviário da região metropolitana de Porto Alegre. O case recebeu o prêmio Top Cidadania da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Claro que não perderíamos a chance de trocar uma ideia com ele. Confere nosso bate-papo.

Você é se formou na UFRGS em 1993. Quais são as suas lembranças da Fabico? Notou muitas diferenças no curso de lá pra cá?
Fernando Noronha: Estudar na Fabico foi uma das coisas mais interessantes da minha vida, em todos os sentidos. No pessoal fiz um círculo de amizades que tenho amizade até hoje. A turma me acolheu embora eu fosse mais ou menos 10 anos mais velho do que eles. Em termos de espaço era um desafio. As condições da universidade são complicadas. A começar pela própria biblioteca. Naquela época já era difícil o acesso a livros voltados à Academia devido à escassez de produção, imagina na instituição que depende de dinheiro público para adquiri-los.

Sobre mudanças no curso, acho extremamente necessário. Precisamos acompanhar o mercado. Uma Universidade não pode passar mais do que um ano sem rever seu currículo. Tudo muda, principalmente agora com a tecnologia à toda velocidade. A evolução é mais do que desejável, é importante. O currículo que estudei naquela época foi ótimo mas hoje não serviria mais, por exemplo.

Quais os desafios de comunicar para 200 mil pessoas diariamente no Trensurb?
FN: O público é extremamente heterogêneo. Você precisa se comunicar com 200 mil pessoas diferentes que vão desde operários de chão de fábrica até pós-graduados. E você tem que ser entendido por todos. O grande desafio era o de linguagem: não podia ser muito informal nem muito sofisticado.
(Fonte: Facebook)

Cada vez que a empresa ultrapassa a barreira de simplesmente transportar e passa a entender o passageiro, ela está ajudando a vida das pessoas - comunicar é interferir.

A Trensurb desenvolve pesquisas para conhecer o público?
FN: Sim, a Trensurb realiza pesquisas institucionais anuais para verificar o perfil do usuário: como ele se porta, onde embarca, onde desembarca, interesse e etc. Para você se manter atualizado, você precisa conhecer seu público. Para conhecer seu público, você precisa realizar pesquisas.
Ação de dia do leitor (Fonte: Facebook)

O que você tem a dizer sobre seus prêmios conquistados?
FN: O único prêmio individual que ganhei foi do CONRERP, o “Faz e acontece”. Todos os outros foram conquistados em equipe. Sozinho você não faz nada. Esteja sempre com isso em mente, é muito importante.

Estante de leituras obrigatórias da UFRGS (Fonte: Facebook)

Que dicas você daria para quem quer implantar e desenvolver ações sociais dentro de suas empresas?
FN: Primeiro descubra as potencialidades que a empresa tem a oferecer. Você também precisa estar atento aos talentos de outras pessoas. É assim que se cria cases de sucesso. Conheça seu público e procure envolver todo mundo no processo: seja consumidor final ou colaborador. O segredo é você sair de si, ou seja, tentar formar grupos que façam a coisa funcionar.


Gostou da entrevista? Fique ligado que realizaremos outras ações nos cursos da ABRP RS/SC. ;) O próximo já está marcado, save the date: dia 14 de novembro acontece o Curso de Extensão Branding e Relações Públicas.

O QUE: Curso de Extensão Branding e Relações Públicas
QUANDO: 14/11/15 - sábado
ONDE: Instituto CDL (R. Senhor dos Passos, 235 - Centro, Porto Alegre/RS)
HORÁRIO: das 8h30 às 17h30
INVESTIMENTO: R$100 
*Será fornecido certificado de participação 8h/a. 

Mais informações aqui e inscrições aqui
Nos vemos lá! ;**

Comentários

  1. Obrigado a todos pela oportunidade! Pelo convite da ABRP RS/SC, pela autorização do Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres (e, com ele a todos meus colegas da Trensurb), pelo carinho com que fui recebido pelos participantes, pelas manifestações de meus amigos (especialmente, ex-alunos e ex-alunas, sempre carinhosos), pela chance de conceder a entrevista ao Fala Mais RP. Enfim, agradeço sempre a todos que de alguma forma contribuiram para que pudesse, junto às equipes nas quais trabalhei, conquistar bons relacionamentos para as organizações que me honraram com sua confiança.

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos a oportunidade Fernando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário