Jornalistas e Publicitários nós, RPs, precisamos de vocês!

Você já ouviu falar que precisamos uns dos outros? Na comunicação Social não é diferente.

Integrar significa fazer parte, completar. E o que precisa ser completo é justamente aquilo que falta algo ou alguém. Nós RPs não comunicamos sozinhos, buscamos fazer sempre o melhor com o intuito de solucionar os problemas, e suprir as necessidades das organizações que trabalhamos. Mas, é importante que as três profissões que formam a Comunicação Social saibam trabalhar de forma integrada, unindo seus esforços e conhecimentos específicos em prol de uma comunicação ainda melhor dentro e fora das organizações que integram.  

Independentemente da habilidade em comunicação que as três profissões possuem, cada comunicador tem seu ponto de vista direcionado e possui uma formação mais aprofundada naquilo que realmente deseja trabalhar. Quando compreendemos isto percebemos que muitas empresas nascem dentro das salas de aula, na convivência dos alunos dos três cursos da Comunicação Social. Os estudantes são formados para se comunicarem, e isso não se limita na ideia de que o Jornalista escreve, o RP Planeja e o Publicitário Anuncia, pois cada vez mais os cursos de comunicação são formados para que a comunicação seja compreendida no todo, onde o Jornalista também anuncia, o RP também escreve e o Publicitário também planeja e isto se faz quando cadeiras são compartilhadas por alunos de cursos diferentes.

A comunicação é algo sinérgico que une a comunicação institucional com a mercadológica somadas a interna, que juntas formam um tripé da comunicação organizacional, onde o conjunto de cada setor resulta em uma comunicação eficiente e harmônica.” - Margarida Kunsch

Portanto, quando as três faces da comunicação trabalham juntas, unindo seus esforços e exercitam suas capacidades especificas, todos são contemplados com a habilidade de se comunicar entre si, e de uma forma mais completa com o mundo. E assim como no Direito, ou na Engenharia cada um de nós escolhe a área quer seguir, cada um de nós tem o direito de escolher de que forma se comunica melhor, sendo jornalista, publicitário ou Relações Públicas. Fazendo com que, nós RPs precisamos dos Jornalistas, e dos publicitários e assim vice-versa, para a formação desse tripé que é a comunicação integrada onde todos formam uma comunicação completa.

Comentários