[Autora Convidada] As Relações Públicas e seus obstáculos


   A profissão de Relações Públicas, assim como todas as outras, possui os seus pontos positivos e negativos. Notamos esses pontos com mais frequência quando começamos a estudá-la, pois é nessa etapa que surgem algumas dúvidas e que descobrimos as vantagens e desvantagens que ela pode vir a nos oferecer. Depois que começamos a estudar e compreender melhor essa área da comunicação, passamos a observar também as ameaças que o mercado de trabalho nos oferece, o que faz com que surjam alguns obstáculos no caminho, mas nada que não tenhamos capacidade de superar como futuros profissionais desse ramo.
   Um dos maiores obstáculos encontrados na área de Relações Públicas é que poucas pessoas sabem do que realmente se trata a profissão e, consequentemente, acabam sem saber tamanha importância que este profissional tem dentro de uma instituição, isso acaba causando certa desvalorização no mercado de trabalho e desânimo para quem deseja seguir carreira no meio da comunicação. Quem decide por iniciar a trajetória nesse ramo, estudará para poder construir a imagem e a reputação de uma entidade ou personalidade, criando estratégias de comunicação para seus públicos, seja ele interno ou externo, visando sempre um retorno positivo e, assim como os outros comunicadores, há funções que somente um relações-públicas pode realizar, bem como os problemas que acontecem dentro de uma instituição e que somente ele pode resolver.
   Infelizmente, ainda há muito preconceito com essa área da Comunicação Social, até mesmo por parte dos próprios colegas comunicadores, isso porque muitos ainda pensam que qualquer um pode fazer o trabalho de um relações-públicas, quando, na verdade, na prática não é bem assim que acontece. Além disso, há uma disputa muito grande com os jornalistas quando se trata de assessoria de imprensa – um pensa ser mais capaz que o outro para tal função, quando ambos são totalmente capacitados para realizar esse trabalho. No entanto, as oportunidades nas Relações Públicas são grandes. Quem opta por seguir essa carreira, no início, possivelmente pensa na quantidade de opções que a profissão oferece, pois tem a oportunidade de transitar por diversas áreas dentro dela e, assim, decidir qual delas a apetece mais.
   Apesar de todas as dificuldades que encontramos no meio da comunicação, o preconceito por parte de colegas da área, a falta de conhecimento por parte das pessoas sobre as Relações Públicas, a profissão tem tudo para crescer cada vez mais e se tornar uma das mais importantes nos próximos anos. Contudo, a rivalidade que existe entre esses profissionais e outros colegas comunicadores ainda é algo que precisa ser muito bem trabalhado, com o tempo terão de entender e aceitar que todos têm espaço no mercado, sem ser necessário desvalorizar a atividade um do outro.



Michelle Quadros
Estudante de Relações Públicas da Uniritter, iniciando o quarto semestre do curso. È tímida, porém gosta muito de se comunicar e se encontrou nas Relações Públicas. Adora fotografia, mas não leva muito jeito para isso. Ama bichos, principalmente felinos. Tem como passatempo assistir a filmes e séries.



Comentários