Do lado de dentro: estudar RP na UCS

E a #UCSVEIO falar mais!

         A Universidade de Caxias do Sul, criada em 1967, é a mais antiga Instituição de Ensino Superior da região e atende, principalmente o nordeste do Rio Grande do Sul. Ela não está presente apenas em Caxias, possui núcleos também em Bento Gonçalves, Vacaria, São Sebastião do Caí, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e Veranópolis.
         As fotos são do Campus Central de Caxias, que é uma verdadeira cidade universitária. Lá você encontra não só os prédios com sala de aula, mas também lancherias, restaurantes, zoológico, museus, ginásios etc. Mas se estiver com vontade de beber uma cervejinha terá que ir nos bares em frente à escola Cetec (que fica pertinho de um dos prédios da comunicação), afinal não é permitido venda de bebida alcóolica dentro do Campus.
         E sabe aquela fala de mãe “não esquece o casaco”? Então, quando você for pra UCS não esqueça o casaco! Lá venta bastante, principalmente no outono e inverno (que dúvida).



https://www.facebook.com/ucsminhaescolha


https://www.facebook.com/ucsminhaescolha

Mas e o que o RP encontra?

         Recentemente houve uma mudança nos Centros, e hoje o curso de Relações Públicas está no Centro de Ciências Sociais, junto à cursos não só da Comunicação Social, mas também de áreas administrativas e contábeis. O curso fará 44 anos em 2015 e os estudantes tem aula, basicamente, no bloco M e no Cetel (onde estão os laboratórios). Mas, claro, as vezes a disciplina pode acontecer em outro bloco, afinal a comunicação não possui um prédio só pra si, infelizmente.
         As salas são muito boas e a única coisa que falta na sua estrutura é o bom e velho ar condicionado. Os laboratórios oferecem todos equipamentos para aulas dinâmicas (muitas delas você quer repetir) e extremamente práticas. E em alguns laboratórios há o tal ar condicionado, para nossa alegria!


https://www.facebook.com/ucsminhaescolha

https://www.facebook.com/ucsminhaescolha


http://www.ucs.br/site/tourvirtual/unidades

http://www.ucs.br/site/tourvirtual/unidades
http://www.ucs.br/site/tourvirtual/unidades

E meu currículo, como fica?

         O currículo de RP (e da comunicação) da UCS é um pouco diferente. Além do curso ter duração média de 5 anos (caso o estudante curse todas disciplinas do semestre), antes das cadeiras específicas do curso os alunos da comunicação possuem 2 anos e meio de tronco comum. Disciplinas que dão uma noção geral das atividades exercidas por cada área, assim como a experiência de exercer atividades diferentes que se complementam.
         Outro diferencial do currículo é o fato de possuir monografia I e II e dois estágios curriculares obrigatórios!

E a experiência dentro da Universidade?

         Aqui na UCS só não tem experiência e teoria juntas quem não quer! Vou contar porque...

Agência Experimental de Comunicação, mas pode me chamar de AEC.

         A AEC é uma agência que integra os alunos das quatro áreas da comunicação da UCS: RP, PP, jornal e foto. Lá os estudantes tem a oportunidade de vivenciar o cotidiano de uma agência (com clientes menores e internos, claro) e aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
         A supervisão de cada área é feita pelos próprios professores da Comunicação, e as atividades desempenhadas pela AEC são muitas. Desde campanhas para outros centros, até campanhas de cunho social, pensando na comunidade. É um ótimo começo, meio e fim para muitos alunos da comunicação! Fica a dica!



http://www.ucs.br/site/tourvirtual/unidades 

Frispit, detentor do nosso asterisco favorito!

         Com o nome vindo do inglês free speeech, que significa discurso livre, o Frispit é um portal, webtv e webrádio onde os alunos da comunicação tem seus trabalhos divulgados e onde podem aprender, muito!
         Tem o asterisco como ‘mascote’, trabalha juntamente com a AEC, faz cobertura de todos eventos da comunicação, produz materiais diferenciados e proporciona a vivência da teoria aprendida em sala.



https://www.facebook.com/frispit

E esse diretório acadêmico, o que faz?

         Tive oportunidade de participar desde meu segundo ano de UCS do DA e garanto: é uma experiência incrível! Se puder, participe.
         Nele, você se envolve muito mais com o corpo docente e a universidade como um todo. Além de poder receber os calouros (e dar aquela zoadinha básica, sem judiar) e ter maior contato com profissionais da área sempre que organizar uma palestra ou workshop para os alunos.


https://www.facebook.com/DARPUCS

Semana acadêmica e fórum da comunicação com os futuros RP’s no comando!

         Na UCS quem faz a Semana Acadêmica ou Fórum da Comunicação (dependendo do semestre) são os estudantes da disciplina de Eventos, Cerimonial e Protocolo, ou seja, os tais RP’s colocam a mão na massa! E é uma loucura, mas uma loucura que no fim te enche de orgulho (e contatos)! Os alunos organizam atividades nos quatro turnos, que contemplem todos os estudantes do curso de comunicação, com palestras, workshops, oficinas, meses redondas e muita troca de conhecimento.



https://www.facebook.com/SemanaAcademicaDeComunicacaoUcs

Comunicashow, porque comunicador também tem talento!

         Um dos eventos mais esperados do ano (ao menos por mim) é o Comunicashow, um show de talentos cheio de comunicadores que arrasam! Os estudantes se inscrevem e se apresentam para todos os colegas em categorias como dança, teatro e música. E, pasmem, os professores adoram participar também!
         É uma realização da AEC, junto a Frispit, que merece destaque e louvor.



http://www.frispit.com.br/site/foi-com-tudo/

Mostra Universitária da Comunicação, onde os estudantes mostram seu “MUC”

         Outro evento da AEC e Frispit que é incrível é a Mostra Universitária da Comunicação, MUC, que fará apenas 3 aninhos em 2015. No ano anterior a premiação os alunos podem inscrever seus trabalhos em diversas categorias. Esses serão avaliados por uma comissão de profissionais que atuam fora da UCS e os vencedores são conhecidos numa noite super especial no UCS Teatro, com direito a troféu e certificado. Uma ótima forma de reconhecer os futuros comunicadores!


E aí, curtiu? Vem se tornar um RP na UCS :)

Sobre a autora:
Caroline Piccoli

Sou estudante do último ano de Relações Públicas. Já atuei no setor de eventos governamentais e no setor comercial, e atualmente faço intercâmbio em Lisboa. A oportunidade de estudo e estágio no exterior agrega muito ao meu desenvolvimento enquanto futura RP e a busca por uma identidade dentro de tantas opções. Gostaria de ter uma experiência em uma agência de comunicação, mas admito que a área cultural sempre foi a que mais me chamou atenção... Porém, inquieta como sou, a busca por conhecimento não para e as descobertas comprovam, cada dia mais, quão certa estou da minha escolha por essa profissão tão apaixonante.

Comentários