4Rs: o campo das Relações Públicas ganha uma nova obra



"Informar e persuadir, respectivamente, não dão conta do caráter estratégico que preside a comunicação de uma organização [...]. É preciso mais, e aí compreendem a amplitude de ação que o exercício que denominamos pleno de Relações Públicas traz". (Marcondes, p. 48)



A obra
Nesta semana, acontece virtualmente o lançamento da obra “4 Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios” de Manoel Marcondes Machado Neto. Entre as ações previstas estão uma vídeo-aula, sorteio de exemplares e bate-papo com o autor - você vai ficar informado em breve sobre os próximos acontecimentos. ;)


Hoje contamos em primeira mão (e com o entusiasmo de quem já degustou a obra), um pouco mais sobre o livro e os motivos para você adquiri-lo.






O autor
Manoel Marcondes Machado Neto é um RP nato, motivado e motivador. Como ele mesmo diz "Só o entusiasmo da nova geração de Errepes, salva!" e completamos: quem realmente ama e coloca a mão na massa, tem o poder de transformar o cenário de nossa profissão.


Marcondes é Doutor em Ciências da Comunicação, presidente e fundador do Observatório da Comunicação Institucional, pesquisador e professor da UERJ, autor de quatro títulos de referência na área comunicacional e co-autor de outros três títulos. Não é a toa que foi eleito “relações-públicas do ano” em 2013: veio dele a ideia dessa obra que vai mudar a sua percepção da área de Relações Públicas nesse mercado que cada vez mais demanda um especialista em comunicação 360 graus.




O livro
Assim como disse Luiz Estevam Lopes Gonçalves no prefácio da obra:


"A área de relações públicas, sem pleonasmo, precisa cuidar melhor da educação de gestores, de dirigentes, de empresários sobre… relações públicas. De maneira direta, a proposta é: ponha mais marketing nas relações públicas".


Esse livro é o marco de uma nova era para as Relações Institucionais. Ele apresenta  as quatro grandes demandas (de pessoas e organizações) que as "Relações Públicas Plenas" podem atender: Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação. Tem como objetivo chamar a atenção de gestores interessados em uma divulgação otimizada para a utilidade e a pertinência de uma abordagem plena de RP e melhorar a compreensão quanto ao papel gerencial dessas relações públicas plenas para uma comunicação integrada.

A literatura de relações públicas consagra a prática de uma comunicação integrada, pois acredita-se que administrar essa comunicação é uma função vital para o desenvolvimento de qualquer organização.


"O sistema administrativo foi projetado para garantir obediência, concordância e controle. No momento ainda precisamos disso, mas precisamos de criatividade, imaginação e iniciativa. É preciso reinventar a adminsitração para termos essas duas coisas nas empresas". (Marcondes, p. 117)


Para o autor, Relações Públicas: mais que comunicação, é administração. Agora, não vamos contar sobre tudo também, né? Ficou curioso? Trazemos mais motivos porque você precisa ler a obra:


  • Se você é estudante, profissional, professor, curioso...sabe que conhecimento nunca é demais: ainda mais se for de Relações Públicas, não é?


  • No livro aprendemos, segundo Peter Drucker, que entre as maiores preocupações da administração nos dias atuais está a de comunicação, além de que, através de pesquisas foi consignado: boa comunicação é um dos fatores-chave para uma organização durar, então se você é empresário, empreendedor, fica a dica!


  • Através da leitura você também vai aprender a gerir resultados positivos para a gestão de organizações de qualquer porte e ramo de atividade, alcançando a tão demandada transparência nos negócios. Pois, "a comunicação corretamente planejada e executada torna a organização mais transparente, característica imprescindível nos dias atuais para as que buscam ter vida longa e conquistar vitórias nos concorridos mercados". (Marcondes, p.85)


  • Renovação teórica no campo das Relações Públicas: os 4Rs das relações públicas plenas identificam os referenciais do campo teórico-prático das relações públicas e constituem instâncias em que a atividade pode ser útil às organizações como um composto para fortalecer o contexto organizacional.


  • Teoria x prática: a obra está inteiramente relacionada às demandas reais do mercado, o que torna mais simples a assimilação entre a teoria e a prática e ainda oferece exemplos de estratégias e táticas para você aplicar no seu dia-a-dia e na sua organização.




Para comprar agora:


Nós adoramos o cheirinho de livro novo, de admirá-lo na estante, de absorver todo o conhecimento que ele tem para passar. Além de poder tocar, folhear e carregá-lo pra onde formos. Mas, se você tem um perfil mais moderno, também há a opção de adquirir a versão digital e ter acesso ao conteúdo do celular, tablet e onde mais você quiser! Acesse o link e adquira agora um livro pra chamar de seu: http://goo.gl/zSZ81W

Quer saber mais sobre o autor, suas teorias e aproveitar todo o conteúdo sobre a área que ele tem a oferecer? http://www.rrpp.com.br/rrpp.php

Comentários

  1. Olá! Que dia da semana acontecerá o lançamento?

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    O lançamento do livro do professor Manoel Marcondes Machado Neto ocorreu na data de ontem, 7 de abril, virtualmente via site e redes sociais. O pessoal está preparando mais novidades que serão anunciadas em breve.

    Fique de olho:

    https://www.facebook.com/MarcondesRRPP?fref=ts
    https://www.youtube.com/channel/UCDBD-Pbq5Sz6toObWqD4rDg
    http://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/4-rs-das-relacoes-publicas-plenas---proposta-conceitual-e-pratica-para-a-transparencia-nos-negocios.html
    https://www.facebook.com/falamaisrp

    ResponderExcluir

Postar um comentário