RP's vs PP's ou RP's ♥ PP's

Eu disse: Mãe, quero fazer RP! Ela diz: Minha filha trabalha com propaganda! Pois é, muitos de nós enfrentamos esse dilema. Depois de uma, duas, três conversas com os pais, chegamos à conclusão de que eles não estão tão errados em generalizar. Nós RP’s temos o prazer de dizer para todos: me formei  no curso que engloba todas as áreas de comunicação. Mentira? Acredito que não.
Por saber que nomes da área do marketing como Nizan Guanaes e Roberto Justus são, de fato, Publicitários, hoje o RP tem sim que aprender todas as ferramentas de trabalho para justificar o porque vale a pena fazer parte do círculo de funcionários de uma empresa. Está certo dizer que temos o trabalho diário de mostrar o nosso valor no mercado.
Se um RP se sobressai na aula de design, se diz que aprendeu via youtube a usar o Photoshop e Illustrator, se faz PPT’s bonitos e sabe a combinação de cores para uma apresentação, pode ter certeza: vão dizer que ele é Publicitário.
Esses são alguns dos dilemas diários que encontramos na profissão, assim como o Publicitário também é cobrado por briefing, estratégias e direcionamentos de campanha; porém, se ele entrega esses itens, recebe o parabéns e dizem que ele é o máximo (sem dizer: Opa! Fez o trabalho de um RP, hein?!).
O que temos que entender, antes de tudo, é que de fato uma área contribui a outra. O RP não deve assumir o trabalho do Publicitário, como o Publicitário não deve assumir o trabalho do RP. Nosso trabalho é mostrar ao mercado que temos que trabalhar juntos. O mundo perfeito (e não tão distante) é do RP definindo estratégias, fazendo monitoria de dados, pensando nos prós e contras de uma ação e do Publicitário criando o como impactar.
Se um pode fazer o trabalho do outro? Pode sim. São os chamados profissionais Multi Skills (diversas funções). Mas o ideal é que trabalhem juntos.
E esse trabalho em conjunto funciona? Nós, do Fala Mais, RP! somos prova disso. Michel Reffati, nosso amigo de longa data, Publicitário, se disponibilizou para ajudar a gente por aqui: compartilhando ideias, opinando nas nossas criações e fazendo algumas "de presente". Conversamos sobre nossa identidade visual, nossa linguagem, a mensagem que gostamos de passar para quem nos acompanha e pronto! O trabalho flui super bem (mesmo!). Aqui está a prova:

Por: Michel Reffati


Por: Michel Reffati


Lindo né? A gente se enriquece e aprendemos com o conhecimento do outro. Pensem nisso! 

E Michel, muito obrigado pela parceria. Conte com a gente sempre. :)

Comentários