Do lado de dentro: Estudar Relações Públicas na PUC-Campinas



Nós somos a PUC-Campinas!

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas é a Universidade mais antiga do interior Paulista. Em seus 73 anos de tradição, hoje oferece mais de 45 cursos de graduação, distribuídos em 3 campi.


O Campus I, localizado na Rodovia Dom Pedro, agrega a Reitoria e diversos Centros, entre eles o CLC - Centro de Linguagem e Comunicação, o qual possui as faculdades de Arte Visuais, Design Digital, Jornalismo, Letras, Publicidade e Propaganda, Turismo, e é claro, Relações Públicas.

Prédio da Biblioteca (Unidade 1)

Visão aérea do CLC (Campus I)

Nosso corpo docente é rico em diversidade e conhecimento, são professores mestres e doutores pela Unicamp e ECA-USP, e atuantes de Relações Públicas vindos de grandes empresas, como BIC, Kaiser, International Paper, Unimed, Rigesa Celulose e Papel, Tetra Pak, Iguatemi, EPTV (Afiliada Rede Globo), entre outras.
A Faculdade de Relações Públicas oferece aos alunos salas amplas, acessibilidade, Laboratório de Imagem e Som (LabIs), Biblioteca com bibliografia atualizada e o Espaço da Consultoria de Relações Públicas.


Consultoria


A Consultoria de Relações Públicas é o espaço onde os alunos aprendem, criam e executam estratégias de comunicação durante as aulas de “Consultoria em Relações Públicas I e II “(disciplinas do 3º ano do curso), aulas voltadas à preparação do aluno para o mercado, atendendo a clientes reais ao projeto experimental e, principalmente, na organização e execução do tradicional Fórum de Relações Públicas da PUC-Campinas. Além disso, o espaço da consultoria é aberto a todos os alunos para grupos de pesquisa e estudo, consulta aos projetos experimentais já executados e premiados. Um levantamento feito pela Faculdade verificou que 53% dos alunos fazem estágio na área.
A PUC-Campinas também é destaque em pesquisa e extensão. No curso de Relações Públicas, hoje temos Professores orientadores a Iniciação Científica e Extensão.



TV PUC-Campinas

A TV PUC possui grande importância para a Universidade na valorização das atividades de ensino, pesquisa e extensão e também dos eventos que acontecem aqui. Além disso, a TV PUC-Campinas produz um programa que conta com a participação de alunos e exibe, em TV aberta, uma produção (Ponto de Encontro) para toda a Região Metropolitana de Campinas, que mostra e compartilha com a comunidade todo o conhecimento produzido pela Universidade.

Estúdio da TV PUC-Campinas



Calouros sejam bem-vindos!

“Sou comunica, sou puccamp”


10º Comunica Churras           

Festa de Natal da ONG "Sonhar Acordado - Campinas


Quem passa a fazer parte da família Comunica, tem sempre boas lembranças na mente e no coração. A Associação Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes da PUC-Campinas sempre se preocupa com seus calouros e veteranos, mantendo a harmonia e a diversão como objetivo principal. Animados e com garra, promovem diversas atividades aos alunos, como participar de uma das 10 modalidades esportivas, como o Futsal Feminino, Rugby, Basquete, Natação, etc. E uns dos maiores focos, participarem do JUCA - Jogos Universitários de Comunicação e Artes. A Atlética também desenvolve outros projetos e atividades como visita às creches, apoio ao trote solidário da PUC-Campinas e eventos de recepção aos calouros, como o “Comunica vai ao bar” e o “Introsa Bixo”.


Tudo nosso!
A ampla praça de alimentação; os espaços para esportes (quadras, piscinas) no Complexo CCHSA (Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas); a circular interna do Campus, o Auditório Dom Gilberto, o Teatro, o Museu (PUC-Central), os festivais de talentos e as atividades culturais do CCA (Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas) “é tudo nosso” e podemos explorá-los!


 Mapa do Campus I da PUC-Campinas

Laboratório de Imagem e Som (Estúdio de TV I)


Gravação de Media Traning – Relações Públicas 


Apresentação do Espetáculo “Fantasia” pelos alunos de teatro do CCA


Sobre as atividades do CCA, anualmente são abertas as inscrição para fazer parte dos Grupos de Dança, Teatro, Coral Universitário, Grupo de Música popular ou música de câmara. Estes grupos apresentam-se durante todo o ano pelos Campus -“Arte no Campus”.



Só sucesso!
Quem faz RP na PUC-Campinas tem a oportunidade de participar de diversos eventos organizados pela Faculdade e alunos, aqui estão um dos mais importantes!

1 – Programas de Visitas: A Faculdade de Relações Públicas organiza ao longo dos anos de graduação visitas a grandes empresas como a Natura, Bosch, Brasil Kirin, entre outras, a fim de se conhecer a organização e seu respectivos departamento de comunicação.

Programa de Visitas na Natura – Cajamar (Alunas do 3º ano de Relações Públicas - matutino – 2014)


2-Prêmio BOSCH: Anualmente, é realizado o Prêmio BOSCH de Comunicação, uma parceria entre a PUC-Campinas e a BOSCH. O Evento tem por objetivo premiar os melhores projetos experimentais dos alunos do curso de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo.

Projeto experimental premiado em 1º lugar (6º Prêmio BOSCH – 2014)


3- Profissional do Futuro: Este é um evento organizado pelos estagiários da Consultoria de Relações Públicas. O Profissional do Futuro é caracterizado pelo compartilhamento de experiências e desafios de antigos alunos da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas, os quais hoje são destaques no mercado de trabalho.

Professoras, Palestrantes e Organizadoras do Profissional do Futuro – 2014



4- 29º Fórum de Relações Públicas: Tradicional e Inovador, o Fórum de Relações Públicas da PUC-Campinas é um dos eventos sobre RP mais aguardados na Universidade. Em sua 29º Edição, realizada no dia 20 de Agosto de 2014, abordou o tema “Relações Públicas - 100 anos de Brasil: Desafios e Prospecções” e contou com os palestrantes Guilherme Alf - idealizador da Todo Mundo Precisa de um RP e Diretor de RP da Publibrand, e Luis Rasquilha - fundador e CEO da AYR Worldwide, consultoria especializada em Comunicação, Tendências e Gestão da Inovação, e da Inova Business School. 


29º Fórum de Relações Públicas


Confere aqui!
Atlética Comunica PUC-Campinas: https://www.facebook.com/morsapuccamp
29º Fórum de Relações Públicas (cobertura TV-PUC e vídeo abertura): https://www.youtube.com/watch?v=VB3G_GM99do/ https://www.youtube.com/watch?v=D8NXXNTSVrU&feature=youtu.be 



Quem contou!


Juliano Augusto, 19 anos.

“Sou Relações Públicas por natureza, descobrindo novas áreas e um novo mundo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente sou estagiário de Relações Públicas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e contribuo na realização e sucesso dos eventos organizados pela Reitoria. Quero conhecer mais pessoas que queiram aprender, inovar, mudar o mundo e nunca, nunca deixar de sonhar!”

Comentários

  1. Vamos lá. Que a PUC-Campinas é a melhor (ou está entre as melhores) em cursos na área de Comunicação, isso inegável. Fato esse que não "inocenta" a instituição de ter MUITO o que melhorar:

    1. Grande parte do corpo docente é atrasado! E quando digo isso não é nem pela capacidade, mas pelo atraso de ideias e postura. Alguns professores se acham donos da verdade e não conseguem manter um bom ambiente de aprendizado. Alguns professores não conhecem o conceito de ensino moderno, de troca de experiências e não estão dispostos a aprender também. E olha... essa é uma ideia EXTREMAMENTE retrógrada nos atuais, em que com uma simples busca no google você consegue achar uma infinidade de matérias sobre os mais diversos assuntos.

    2. As estruturas físicas, em alguns cursos, estão lá de enfeite! Não há horários e quando há não há boa vontade dos docentes em usar esses recursos para melhorar a dinâmica da aula. Boa aulas não se resumem a apresentações em powerpoint e vídeos. Há muito mais. Busquem cases de sucessos em universidade renomadas no mundo na área de comunicação e vejam com seus próprios olhos o que é uma aula moderna.
    3. A diretoria é... a diretoria! Infelizmente não há canal de comunicação com a diretoria. E isso é uma falta grave... pois qualquer petição segue os moldes dos serviços públicos: 3 vias autenticadas, com firma reconhecida, assinadas pelo presidente da república e com prazo de resposta de 180 dias.

    4. Last but not least: esse preço exorbitante diante de todos os problemas. São reajustes que não são refletidos nas melhoras dos cursos, melhora da segurança (quem nunca soube de casos de sequestro e assaltos na PUCC? E sobre as explosões e assaltos aos bancos?).

    Mas vou ser justo... o corpo discente, de certa forma, merece o que recebe, pois já não é mais tão incomum vermos alunos desfilando no Campus com copos de Cerveja, saindo das aulas para fumar maconha, ou agindo como se o professor fosse apenas um fantoche na sala, que tudo que fala entra por um ouvido e sai pelo outro.
    E sendo ainda mais justo, a PUC está longe de ser "A Universidade problemática". Acreditem... há lugares ruins, MUITO ruins mesmo (eu que sei viu). Porém o que digo é que a evolução não tem sido tão boa assim. E pelo preço, alguns desses problemas poderiam ser BEM... mas BEM menores! Que o papa leia isso e busque colocar um pouco de ordem nas Pontifícias Universidades Católicas do mundo afora... afinal... eu realmente quero ter orgulho de ser PUCCAMP e de exibir meu tão querido diploma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário