Do lado de dentro: Estudar Relações Públicas na FACOS UFSM

http://site.ufsm.br
Sobre a FACOS


http://site.ufsm.br
A Facos é o Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Sede). Atualmente abrange os cursos de Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Compreende 11 laboratórios, apresenta uma editora própria (Editora FACOS); o Gabinete de Leitura, com aproximadamente 2.500 títulos; o Estúdio 21 (gravação, edição e finalização de produções de rádio e vídeo); a FACOS Agência; o Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão em Produção Editorial e a Agência Experimental de Relações Públicas (AGERP).

RECEPÇÃO E TROTE

Os vulgos BIXOS, com certeza, são bem recepcionados tanto pela coordenação do curso quanto pelos acadêmicos. A primeira semana de aula concentra-se em a coordenação apresentar a universidade, o curso, o guia do estudante, o calendário da UFSM e um panorama geral do currículo aos calouros. Além disso, os veteranos também os recebem a sua maneira.
O trote da comunicação é um dos maiores e mais animados da UFSM, ao todo são 120 novos integrantes e cada curso recebe seus bixos de forma conjunta. O trote é voluntário e normalmente acontece em um local aberto, aonde vão lhe sujar e zuar bastante. Depois, todos vão para o chamado “BRAHMA”, uma praça central da cidade a qual é o ponto de encontro de todos os estudantes, veteranos e calouros da cidade.


http://joelisonjoe.blogspot.com.br/
O curso de Relações Públicas da UFSM atualmente possui conceito 4 segundo o MEC. Acredito que o ensino oferecido pelo curso é dinâmico e efetivo. Pois, este possibilita, de uma forma conjunta com a prática e teoria, a partir de estruturas laboratoriais e pedagógicas, nosso crescimento profissional diversificado, tanto para o mercado quanto para o universo acadêmico. Neste ano (2015) será efetivado o estágio curricular, o qual proporcionará um aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional.

INFRAESTRUTURA

As aulas de Relações Públicas acontecem no Campus da UFSM, o qual se encontra a 11km do centro da cidade. A maioria dos alunos utiliza o transporte público, que atualmente custa 1,30 para os estudantes. Porém, há diversas opções para morar perto do campus e ir a pé ou de bike para a aula.
O curso conta com uma agência experimental, um laboratório de prática e um laboratório de opinião pública. Além dos laboratórios do núcleo comum. 
As salas de aula, em sua maioria, possuem uma ótima estrutura, possuindo ar condicionado, cadeiras confortáveis e projetor.
http://site.ufsm.br

http://site.ufsm.br



LARP E AGERP

O LARP constitui-se em um laboratório com o propósito de apoiar os docentes e os discentes do curso em suas atividades de ensino-aprendizagem, por meio do assessoramento de projetos que estejam relacionados aos dois pilares: Produção Audiovisual de RP e Produção Digital em RP. Já a AGERP é um Projeto de Extensão, um espaço de experimentação na área de relações públicas, especialmente no gerenciamento de ações culturais, relacionamento com a imprensa e promoção de eventos institucionais. Na Agência Experimental de Relações Públicas, o acadêmico de RP pode propor projetos na área, assim como agregar-se aos programas já consolidados na Agência. Ainda, é possível acompanhar as ações da agência desde o inicio do curso e candidatar-se as vagas quando abrir as seleções.


PET


O Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (PETCOM) é um dos dezessete grupos PET da UFSM.  A participação no grupo, feita através de seleção ao final do primeiro ano de graduação, possibilita que os alunos bolsistas realizem atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.


SECOM
A Semana Acadêmica de Comunicação compreende o período em que são oferecidas palestras, mesas redondas, oficinas e workshops a todos os alunos da comunicação. O evento acontece uma vez por ano e é uma ótima oportunidade para agregar informações e conhecimentos técnicos e teóricos por profissionais já estabelecidos no mercado ou meio acadêmico.


https://facoscolaborativa.wordpress.com



MARP

A MARP constitui a Mostra de Assessoria de Relações Públicas. O evento é um dos, se não o mais importante para os alunos do curso. Pois, é a oportunidade dos alunos apresentarem os trabalhos desenvolvidos durante o ano que cursaram a cadeira de Assessoria de Comunicação, cadeira obrigatória e prática na qual os alunos são divididos em grupos e encaminhados aos diversos Centros da UFSM para prestarem Assessoria durante um ano, à banca avaliadora e aos docentes e discentes do curso.


https://www.facebook.com/facos40

POSCOM

Para quem tem interesse em mestrado e doutorado a UFSM oferece um Programa de Pós-Graduação em Comunicação qualificado com conceito 4 pela Capes e tem sua área de concentração definida em Comunicação Midiática.




Sobre a Autora:
Danielle Moreira


"Sou acadêmica de Relações Públicas e estou no 7º semestre do curso na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente sou bolsista na Assessoria de Comunicação do Centro de Ciências da Saúde da UFSM e estagio na empresa da minha mãe, uma loja de roupas em Santa Maria. Assumo que ainda não sei a área que vou me especializar, mas Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Projetos Sociais e Marketing são campos que me chamam atenção. No entanto, meu sonho mesmo é empreender, é ter a minha própria empresa e aplicar todo meu conhecimento e paixões de relações públicas nela".




Mais informações:

Vídeo produzido pela Facos agência o qual aborda o curso de Relações Públicas por docentes e discentes da UFSM:  https://www.youtube.com/watch?v=8-LchdNueC8

Comentários