Do lado de dentro: Estudar relações públicas na Fabico




O objetivo dessa publicação é mostrar para você, que acabou de prestar vestibular, como é a experiência de estudar Relações Públicas na UFRGS. Vamos mostrar um pouco da estrutura e dar algumas dicas para você não pagar mico nos seus primeiros dias de aula.

(Imagem: ufrgs.br)


Esta é a FABICO, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Apesar do nome contemplar duas áreas, aqui funcionam também a Arquivologia e a Museologia. O motivo dessa junção meio desconexa não sabemos ao certo. 

Além de tudo, a Fabico encontra-se no coração do Campus Saúde da UFRGS. Atravessando a rua, você encontra o pessoal da Psicologia, Odontologia, Medicina… Mas voltemos ao que interessa.


O TROTE


Após o (literalmente) suado vestibular, a primeira coisa que acontece com o bixo é isso:


(Imagem: Facebook Dacom Ufrgs)


Sim, o temido trote! Mas o pessoal é bacana e ninguém é obrigado a participar. Embora seja altamente recomendável se a sua pretensão é socializar bastante durante seus anos de faculdade. Vai ser durante ele que você vai conhecer melhor seus colegas e veteranos. Além disso, é no trote que é arrecadado o dinheiro que sua turma vai utilizar para organizar as primeiras festas da sua vida acadêmica. 

Existe na Fabico, uma tradição: os veteranos realizam uma festa para os bixos, depois os bixos realizam outra para os veteranos. Tipo uma troca de favores, só que todo mundo se diverte. E convenhamos, se você está entrando em um curso de comunicação, é de se esperar que você saiba realizar um evento. É um ótimo treinamento.


Não podemos esquecer de citar que você pode optar pelo trote solidário. Ele funciona da seguinte maneira: se você não quer se sujar, pode também doar sangue no banco mais próximo, e alimentos e roupas para uma instituição selecionada.


O DACOM 


Após essa bagunça, você já vai estar mais ambientalizado. Essa vai ser a sua segunda casa pelos próximos meses, o DACOM:


(Imagem: facebook Dacom Ufrgs)

O Diretório Acadêmico da Comunicação, o queridinho dos alunos. Lá você vai jogar sinuca, videogame, ouvir música e fazer muitos amigos. Dica de uma formanda: Aproveite bastante o ambiente enquanto você tiver tempo livre, depois que você começa a trabalhar e tocar projetos, sente uma falta…


AS SALAS DE AULA E A ESTRUTURA


As salas não são de última geração, mas possuem a estrutura necessária para um bom andamento das aulas: Todas são equipadas com computador, projetor, telão e sim! Todas possuem ar-condicionado (ufa! alunos um pouco mais antigos não tiveram essa sorte). 

Também temos os laboratórios de computação, de Radio, de TV e de Fotografia. Esses últimos, apenas para os interessados, visto que as disciplinas referente a Radio e TV não são obrigatórias no currículo de RP. Mas caso você seja um amante das telecomunicações, não se desespere - e de qualquer forma, você vai precisar preencher um número grande de disciplinas eletivas.


(Imagem: facebook Dacom Ufrgs)

Você também vai frequentar bastante o quarto andar do prédio, onde funcionam o xerox e a biblioteca. Diferentemente de outros cursos de Porto Alegre, a Fabico possui uma biblioteca própria, exclusiva da comunicação. Os livros são todos catalogados, e você consegue buscá-los através de um sistema, o Lume (http://www.lume.ufrgs.br/).


Exibindo 2014-10-14 13.21.03.jpg
(Xerox)

Exibindo 2014-10-14 13.21.33.jpg
(Biblioteca)

Exibindo 2014-10-14 13.23.27.jpg
(Biblioteca)



OS BARES E O RU

E quando bate aquela fominha, você tem várias opções de lugares para saciá-la. Dentro da faculdade existe uma lanchonete e um restaurante, o Ferreira. Atravessando a Ramiro Barcelos, você encontra o famoso RU - onde você come por incríveis R$1,30  e a comida é ótima, juro! A fila que não é tão legal assim, principalmente no horário de almoço. Ele funciona de segunda a sexta, das 11h às 14h e das 17h às 19h.


Exibindo 2014-10-14 13.10.27.jpg
(Ferreira)

Exibindo 2014-10-14 13.10.32.jpg
(Ferreira)


(RU Saúde - Imagem: ufrgs.br)

Para quem ficar com sede, existem os bares em torno da faculdade. Eles são muito famosos. Tem o mini mercado do Alemão a menos de uma quadra, onde os estudantes curtem uma cerveja de pé mesmo. E para um happy mais tradicional, tem a Tia Vilma - ela é tão famosa entre os alunos, que ganhou um time na Copa Fabico (próximo tópico!).


(Mini mercado do Alemão e a galera de RP - facebook Julia Gonçalves)

(Tia Vilma - Foto: Luiza Pimenta)


(Tia Vilma FC - Imagem: http://tiavilmafc..wordpress.com/)



A COPA FABICO

Todos (ou quase todos) os semestres os alunos organizam um Campeonato de Futebol, a Copa Fabico. Dizem as boas linguas que é mais bacana do que a Copa do Mundo. Imagine só o quando vários malucos da comunicação resolvem se unir para jogar futebol:


Blog da Copa Fabico






A CHINELAGEM

Ah, e não poderia deixar de citar a Chinelagem. É o evento mais tradicional da faculdade. O nome fala por si. Os alunos se reunem para curtir e socializar (e tudo mais). O local é indefinido, depende de onde for permitido pelos “superiores”. Normalmente é no pátio embaixo do RU.


(Imagens Facebook Dacom Ufrgs)



FUMAÇA, A MASCOTE

Para finalizar, uma das minhas coisas preferidas da Fabico: Fumaça, a gatinha. É a nossa mascote. Ela recebe várias doações de ração, e recentemente ganhou até uma casinha. Digamos que ela é a queridinha dos alunos, foi adotada por todos. Diferente dos outros campus da UFRGS, Fumaça é o nosso único animal de estimação.



Exibindo 2014-10-14 13.14.09.jpg


Mais algumas imagens da estrutura para vocês terem uma ideia de como são os nossos corredores:

(LICO - Laboratorio de Informatica da Comunicação)

Exibindo 2014-10-14 13.16.53.jpg
(Corredor)

Exibindo 2014-10-14 13.57.24.jpg
(Entrada 1)

Exibindo 2014-10-14 13.11.35.jpg
(Entrada 2 + área de convivência recentemente reformada)


Claro que esse post ilustrou apenas algumas partes da estrutura e da experiência fabicana. Existem coisas que só estando lá dentro mesmo para saber como é. Portanto, aproveite muito esses próximos 4 anos. 

Agora que você conseguiu entrar na Federal, invista seu tempo e dedicação aos estudos. Curta seus colegas, aproveite bem seus professores. Os melhores do Brasil estão aqui.

Seja bem-vindo, bixo!
E se tiver alguma dúvida, não se acanhe em perguntar.


Mais informações, também no site da Fabico.

Comentários

  1. Muito legal o teu post, Ana! :) Realmente a Fabico está MUITO diferente de quando eu saí, em 2003. É, sempre foi, e certamente vai continuar sendo uma experiência de vida, mais do que uma faculdade.
    Muito legal fazer esse tour virtual para quem está entrando!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário