ESTUDO DE CASO - Taylor Swift e relacionamento com fãs



Taylor Swift está em alta e não é por menos. A atual queridinha do pop, além de linda e talentosa, conta com uma boa assessoria de comunicação, que anda trabalhando forte o relacionamento com seu público. Certamente o trabalho é grande, porém, os resultados são ainda maiores. 

Em setembro, Swift realizou uma festa em sua casa. Até aí normal. A novidade é que os convidados não eram superstars, eram seus fãs. Cerca de 30 pessoas receberam convites por mensagens privadas no Twitter. O objetivo dessa ação era lançar seu album "1989". Genial né?

Não satisfeita, recentemente a cantora enviou para alguns sortudos, presentes de Natal. Eram objetos personalizados, de todos os cantos do mundo,  selecionados de acordo com o gosto da pessoa: acessórios, maquiagens, xícaras e até um roupão chinês. Através de uma boa pesquisa em blogs e redes sociais, ela acertou em cheio o gosto e perfil de cada um deles. Os pacotes vinham acompanhados de uma cartinha escrita à mão, nominais, com um textinho super querido, assinado por ela.

O feedback dessa ação foi imediato na web:





Em alguns casos, ela foi pessoalmente entregar. Stephanie Barnett, de Connecticut (EUA), ouviu a campainha tocar. Ao abrir a porta, deu de cara com Taylor. A cantora passou algumas horas brincando com o bebê da família. Esse caso virou até notícia no jornal local.


Gostando ou não dela e de suas músicas, não dá para negar: essa sabe o valor de uma legião de fãs fiéis! Ações desse estilo não só ajudam artistas a vender milhões de cópias de discos (Swift vendeu mais de um milhão de cópias na semana de lançamento do álbum), mas também geram muita mídia, conforme vimos acima. Seus fãs tornam-se seu porta voz na internet e também, fora dela. 

O reconhecimento foi além: nesse ano ela também entrou para a lista do jornal britânico The Guardian como a mulher mais poderosa dos meios de comuni
cação. Nessa lista se incluem nomes da tecnologia da informação, música, publicidade, entre outros - e ela tem só 25 anos!

Trabalho eficaz de comunicação para celebridades é muito realizado nos EUA, que sirva de exemplo para o Brasil. Imagine que lindo seria se todos os famosos utilizassem esses recursos queridos. O mundo seria um lugar melhor. 

Qual é o profissional tem o objetivo de gerir a imagem? Criar ações e estratégias que mantenham ou lancem o artista de modo positivo para a mídia e para o grande público? Gerir e gerar identidade e relacionamento? Quem é capaz de prever e lidar com possíveis crises? Nós RPs, é claro! ;)

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