Os mitos do Networking

Networking é a palavra que une os termos em inglês "net", que significa rede e "working", que é trabalhando, ou seja, na tradução literal: trabalhar a sua rede de contatos. Ela também pode significar o ato de conhecer pessoas, desenvolver relacionamentos, fazer novos contatos, encontrar pessoas com interesses em comum, entre outros fatores que tem ligação com questões pessoais, e, na maioria dos casos, profissionais.
Para um bom Relações Públicas, o networking é essencial, uma ferramenta básica e porque não, estratégica da profissão. A descrição acima dada sobre o termo é uma definição limitada perto das diversas possibilidades e oportunidades que a ação pode gerar, networking não é apenas entregar um cartão de visitas a alguém, mas sim criar vínculos, estabelecer, manter e cultivar a relações, uma via de mão dupla, em que as duas (ou mais) pessoas envolvidas são beneficiadas.
Como vocês já sabem, networking é o objetivo principal de nosso projeto...Um mercado de Relações Públicas com mais interação, compartilhamento de experiências e ações em prol de nossa atividade.
Por isso, hoje trazemos 4 mitos sobre o networking, queremos que você entre em nossa rede sem medo de ser feliz! Algumas premissas que não são tão verdadeiras assim:

1. Você tem de ser uma pessoa expansiva para ter um bom círculo de contatos. 
Errado. As pessoas mais quietas ou “na dela” também podem ser bons ‘networkers’. Pessoas extrovertidas geralmente são péssimos ouvintes, o ideal é ter dois ouvidos e uma boca e usar essas ferramentas proporcionalmente.
2. Grupos de profissionais são cheios de jovens. 
Mentira. Menos da metade de participantes de redes de relacionamento têm menos de 29 anos ou menos. E a idade não é um atributo tão relevante... O networking tem mais relação com os interesses, a área ou o tema que está se buscando, não há fronteiras para as redes de relacionamentos!

3. Ter bons relacionamentos depende de quem você conhece. 
Mais ou menos. Na verdade, tem a ver com o quanto você conhece sobre determinados assuntos, portanto construa credibilidade com qualquer pessoas que possa te indicar no futuro. A pessoa pode estar mais perto do que você imagina.

4. Algumas pessoas são 'networkers' naturais. 
Talvez. Mas isto não significa que você não possa aprender a fazer isto, ou que pessoas possam desenvolver essa habilidade. Para praticar, ganhe visibilidade, envolva-se em vários grupos e tente criar "esferas de contatos".

Então vem com a gente falar mais, RP!

Fonte: http://cio.com.br/

Equipe Fala Mais, RP!


Comentários