Dia do Professor | Entrevista




Nesse dia dos professores, o Fala mais, RP! teve a honra de entrevistar a professora do curso de Relações Públicas da PUCRS, Denise Pagnussatt. 
Pagnussat é graduada pela mesma universidade em que leciona e desde que iniciou a faculdade, em 1997, descobriu a paixão pela área e a vocação como professora de Relações Públicas.

FMRP - Como foi a sua trajetória profissional? E por que escolheu ser professora?

Iniciei os estudos em comunicação social – hab. Relações Públicas em 1997 na Famecos/PUCRS e desde então a paixão é imensa pela profissão. Fiz estágios, trabalhos voluntários, trabalhos temporários e logo que me formei, fundei a Comunicative, empresa que atua em consultoria e assessoria de comunicação integrada > Nasceu home office e em 7 meses, 10 clientes já confiavam no trabalho. Ao longo destes 13 anos, mais de 100 empresas contrataram os nossos serviços, desde as que estão conosco há anos, até aquelas que tinham uma demanda especial e pontual. Muitas parcerias e relações de mercado foram construídas com muita seriedade e trabalho consistente. E claro muitas amizades “corporativas” também! Logo depois da formação acadêmica na PUCRS, fiz MBA na ESPM e Mestrado na PUCRS. Também fiz cursos de aperfeiçoamento ao longo período, aqueles rápidos que sempre trazem mais de conhecimento.
Somos eternos aprendizes (e que bom que é assim). A minha vida acadêmica como professora sempre foi um sonho desde a minha infância, pois percebia a paixão da minha mãe (professora aposentada de Escola Pública) pela educação e formação como solução do nosso país; e o meu pai, um grande executivo, que com muita sapiência, conduzia o crescimento de pessoas profissionalmente. Ambos seguem com o brilho nos olhos pelas suas atividades, sempre inspiradores. Em 2008, participei da seleção de professores da Famecos e em 2009 comecei a ministrar aula. Lá se vão mais de 11 semestres, muitas experiências e aprendizado contínuo. Tenho orgulho de ser professora e tenho fé que a educação transforma o mundo para melhor.

FMRP - Quais foram as principais mudanças que você observou nos últimos anos, no currículo do curso de RP e no comportamento dos estudantes?

A formação superior evoluiu bastante ao longo dos anos. O mercado também se transformou. Atualmente, existem mais ofertas para Relações Públicas. Existem novas opções de atuação e mais reconhecimento dos contratantes. Os alunos estão mais conectados do que na minha época, com mais postura e opinião sobre o rumo da sua formação. Claro, como em qualquer mercado dinâmico, a evolução é contínua.

FMRP - Qual área das RPs você considera a mais promissora? Por quê?

Sem sombra de dúvidas: comunicação digital, inovação/criatividade (associando a outras ciências como design, publicidade, administração), pesquisa e planejamento com foco em reputação organizacional, além de gestão de produtos e serviços em mercados globais. Estas são áreas aquecidas em diversas ciências e na comunicação não é diferente. São oportunidades que demandam muito estudo, dedicação e formação continua!

FMRP - Que dicas você daria para um RP que está interessado em seguir vida acadêmica?

Primeira dica: trabalhe com muito respeito e ética, o mercado é pequeno e as informações circulam.
Segunda dica: ame a profissão que escolheu, sem amor não há relação sustentável.
Terceira dica: estude sempre e sobre tudo. Uma mente rica de conhecimento produz melhor e com mais criatividade.
Quarta dica: Viaje. Viaje. Viaje. Saia da sua zona de conforto, conheça o mundo e abra a sua cabeça para novas culturas e formas de ver o mundo.
Quinta dica: Seja feliz! Felicidade atrai felicidade.

Para Denise, ser apaixonado pela profissão em conjunto com muito estudo na área, faz parte para conquistar a realização profissional!

Comentários