O dia da Comunicação empresarial também é nosso dia!



Comemorado no dia 8 de outubro, o dia da Comunicação empresarial remete ao nascimento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Para os comunicadores em especial, é necessário tratar sobre ela diariamente, já que estamos envolvidos cotidianamente com ela. RP's, vamos FALAR MAIS sobre ela?
Não é raro encontramos no mercado pessoas que minimizam a importância e a complexidade da comunicação empresarial, considerando-a somente uma parte do todo que é o setor. Quantas vezes chegamos na frente de um gestor ou diretor de empresa que considera a realização de uma grande campanha para mídias digitais como satisfatória em termos de comunicação empresarial? Quantas vezes nos deparamos com outros profissionais confundindo comunicação empresarial com publicidade e propaganda, ou então com assessoria de imprensa? O fato é que abrange isso e muito mais: é uma ação integrada entre as várias áreas da comunicação como um todo, buscando sempre interação e relacionamento com os seus públicos.
Outro fator importante quanto aos termos é a diferença entre comunicação empresarial e comunicação organizacional. Esse questionamento está muito atrelado a outro conceito, o de organização. Aqui, consideramos empresas e organizações a mesma coisa, mas há quem diga que organizações são, principalmente, as que não têm fins lucrativos, enquanto empresas são as que buscam lucro. Essa comparação até que faz algum sentido, embora dependa muito do contexto. Quando falamos de comunicação, o objetivo é sempre o mesmo: fazer a interação entre a empresa e/ou organização com os seus públicos, de forma a aferir maior credibilidade, visibilidade e confiança.
Temos que ter em mente que nós, profissionais da comunicação, devemos pensar a comunicação dentro das empresas de forma holística, concebendo-a de integradamente, unindo os processos comunicacionais em prol de algo maior - a comunicação empresarial. É nosso papel também não deixar que empresas e outros profissionais minimizem nossa ação, importância e complexidade. Temos como missão mostrar que a comunicação deve ser responsabilidade de um profissional dessa área. Somente assim vamos nos manter atuantes num mercado onde a comunicação é um quesito cada dia mais importante, mas que “qualquer um” julga conhecer.
Feliz dia da Comunicação Empresarial aos que escolheram a área como profissão! :)



Carina Dalsoto
Colaboradora FMRP

Comentários